Pular para o conteúdo principal

UNIFEI É PARCEIRA EM PROJETO DE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE MONITORAMENTO CLIMÁTICO EM ITAJUBÁ

Parceria entre UNIFEI, INOVAI e Clima ao Vivo proporciona câmeras de monitoramento climático para a cidade de Itajubá
As imagens podem ser acessadas de maneira on-line por qualquer pessoa pelo site Clima ao Vivo

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) oficializou uma parceria com a startup Clima ao Vivo e a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI) para monitoramento e manutenção de câmeras posicionadas para obterem imagens das condições do tempo em Itajubá.

Com essa parceria, qualquer pessoa que tenha interesse em saber as condições climáticas na cidade pode acessar gratuitamente as imagens em tempo real no site climaaovivo.com.br, que, além das imagens, fornece previsões, notícias e vídeos com conteúdos exclusivos sobre as condições do tempo.

Clima ao Vivo
A Clima ao Vivo é uma empresa de monitoramento de tempo e clima que possui câmeras HD em 18 estados e em mais de 130 cidades do Brasil. A ideia nasceu em 2014 e foi idealizada devido à grande demanda para informações climáticas precisas. A partir desta necessidade, a startup decidiu desenvolver uma solução para quem deseja ver ao vivo como está o tempo em suas cidades de interesse.

Há cinco anos no mercado, o site climaaovivo.com.br transmite gratuitamente imagens das condições do tempo nas diversas cidades em que possui câmeras. “É comum termos que tomar decisões diárias que são afetadas pelas condições do tempo. Acreditamos que se somarmos às previsões de tempo imagens de vídeo ao vivo, e ainda tivermos a possibilidade de analisar como foi a evolução até o momento, nossas tomadas de decisão poderão ser muito mais precisas”, diz Denilson Rocha, CEO da Clima ao Vivo.

Parceiros
“A parceria abre novas perspectivas e complementa as atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Ciências Atmosféricas da UNIFEI. As informações poderão trazer melhor qualidade aos boletins meteorológicos, estudos de tempo e clima e avaliação de impactos em episódios severos de tempestades. Além disso, o banco de imagens será de grande valia para estudos ambientais comuns aos diferentes cursos de graduação e pós-graduação do IRN”, ressalta o professor Marcelo de Paula Corrêa, diretor do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade.

Para Maurício de Pinho Bitencourt, diretor da INOVAI, “a parceria traz ganhos mútuos ao conectar uma startup inovadora ao Ecossistema Itajubá Hardtech, além de promover Itajubá em âmbito nacional sobre um assunto de grande interesse, como o clima”.

A INOVAI é uma associação criada por um consenso entre entidades dos governos federal, estadual e municipal de Itajubá, bem como associações de classe dos setores da indústria, do comércio e instituições de ensino, como a UNIFEI, por entenderem que Itajubá possui mecanismos de geração de renda e de empregos baseados na ciência, tecnologia e inovação, e tem como objeto gerir os programas de empreendedorismo e inovação no munícipio.

Monitoramento em diversas cidades
Com a parceria oficializada, duas câmeras foram instaladas em Itajubá, você pode acessá-las de forma direta pelos links abaixo:



Por meio do climaaovivo.com.br, pode-se conferir gratuitamente, além de Itajubá, várias cidades de Minas Gerais: Arcos, Belo Horizonte, Carmo da Mata, Divinópolis, Itabira, Itapecerica, Lagoa da Prata, Mariana, Montes Claros, Oliveira, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Piumhi, Santo Antônio do Monte, São Francisco de Paula e mais de 130 cidades distribuídas em 18 estados brasileiros, com câmeras ao vivo e informações relevantes e exclusivas sobre o tempo e clima de cada cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...