Pular para o conteúdo principal

DETENTOS DE SÃO LOURENÇO VÃO CURSAR UNIVERSIDADE COM BOLSA INTEGRAL DO PROUNI

Aprovação de seis custodiados foi possível por meio das notas obtidas no Enem Prisional de 2019 e apoio da pedagoga da unidade


Um novo caminho foi iniciado por seis presos do Presídio de São Lourenço I, no Sul de Minas, que foram aprovados em cursos superiores com bolsa integral do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Os detentos, que concluíram seus estudos na unidade prisional, conseguiram as vagas por meio da nota do Enem Prisional de 2019. Eles irão estudar em três universidades particulares da região, nos cursos de Engenharia Mecânica, Ciências Contábeis, Pedagogia e Segurança Pública.

As aulas serão a distância e começam na segunda quinzena deste mês de fevereiro. As matrículas estão sendo feitas pelos familiares dos presos, com o apoio e incentivo do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), uma vez que, no processo de ressocialização dos internos, as famílias têm participação importante na criação de vínculos.

Recomeço
O incentivo e o trabalho para a abertura de novas possibilidades são de responsabilidade da pedagoga da unidade prisional, Cláudia Maria Pinto, que revela sempre acompanhar a divulgação das notas e das inscrições das universidades. “Quando as inscrições começaram, olhei a nota que era exigida e vi que alguns tinham a pontuação necessária. Então, perguntei se eles queriam e dez deles toparam. Foram quatro dias de ansiedade, perguntavam todos os dias sobre o resultado”, relata Cláudia.

Dos seis aprovados, um recebeu alvará de soltura no dia seguinte à notícia e, entre os cinco restantes, três já efetivaram a matrícula. Itamar Francisco Filho, 47 anos, é um deles. Ele irá cursar Segurança Pública e explica que a escolha se deu por já ter prestado serviços para a Aeronáutica e ter vontade de retomar sua história.

“Gosto deste assunto e de trabalhar com pessoas. Estou muito feliz com a oportunidade, não esperava entrar em uma universidade estando preso, ainda mais com a nota do Enem PPL, que é um exame bem difícil. Espero concluir e seguir outro rumo quando sair daqui”, diz.

Para o diretor de Atendimento e Ressocialização do presídio, José Henrique Martins, a aprovação influencia outros presos da unidade prisional, que também passam a vislumbrar uma chance como essa. “A entrada dos custodiados no ensino superior é motivo de grande satisfação, não só para o Sistema Prisional, mas também para suas famílias, que conseguem enxergar com outros olhos este trabalho de ressocialização e humanização através da educação”, observa.

O diretor-geral do Presídio de São Lourenço I, Rafael Barbosa, reforça o incentivo a outros detentos, além de reconhecer outros benefícios com a aprovação dos presos, como mais segurança na unidade. “A aprovação desses indivíduos privados de liberdade pelo ProUni contribui de forma efetiva para o processo de reinserção social e para o nosso trabalho de manter uma unidade humanizada e segura”, afirma.

Nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro, será realizado o Enem Prisional 2020. Ao todo, 29 presos do Presídio de São Lourenço irão fazer a prova. Atualmente, 289 presos cursam o ensino superior de dentro das unidades prisionais e das Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (Apacs) de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...