Pular para o conteúdo principal

CAMPO BELO: TAMANDUÁ FERIDO É RESGATADO PELA POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE


Na tarde de hoje, terça-feira, 23, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Campo Belo, realizou o resgate e transporte de um Tamanduá bandeira (Mymecophaga tridactyla), que se encontrava contido numa fazenda na zona rural do município.

No Brasil o animal está na lista de animais em risco de extinção, e requer atenção por parte de Todos. O tamanduá foi encontrado pelo morador da fazenda na tarde de ontem, sendo verificado que se encontrava debilitado e com muitas lesões pelo corpo, que podem ter sido originadas de disputa entre espécimes, ou ataque de outros animais, como cães.

A remoção foi realizada com todos os cuidados numa viatura da Polícia Militar de Meio Ambiente de Campo Belo, integrada pelo sargento Evandro e cabo Wilton, sendo encaminhado para ambulatório de animais silvestres e exóticos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde outra equipe da PM MAmb de Lavras composta pelos tenente Ludgero e Sargento Denilson já aguardavam juntamente com uma equipe da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária UFLA, com os estagiários Larissa Calais Paiva, Roberto Kairala, Leticia Rufato, Tiago Pires e Mel Monteiro, coordenada pela professora Samantha Mesquita Favoreto, os quais juntos deram todo o suporte para o recebimento do animal.

Por parte da equipe da UFLA inicialmente constatou-se que o é um macho adulto, que se apresentava caquético, desidratado, muito apático e com lesões ulcerativas e diversas escoriações de pele, com larvas de mosca, isso já decorrente da infestação por alguns dias. 

Por exames de imagem, foi possível observar antigas fraturas de esterno e costela já consolidadas e também aumento cardíaco. Sendo assim, suspeita-se ser um animal velho. Dessa forma, devido à gravidade do caso, o prognóstico é reservado. 

O animal segue sob cuidados intensos no Ambulatório de Animais Selvagens da UFLA.


A Polícia de Meio Ambiente recomenda que quando se deparar com animais silvestres, lembre-se, não deve se aproximar deles, pois, os animais podem se sentir ameaçados e reagirem por ação instintiva. 

Dessa forma, deve se afastar, e acionar a Polícia Militar do Meio Ambiente ou outro órgão que possa dar um suporte adequado para a situação.

*Informações e imagens: Polícia de Meio Ambiente

Comentários

Unknown disse…
Muito bacana. Tiro meu chapéu para vocês. Bom trabalho cuidar da nossa fauna. O Brasil e de hoje e do futuroagradece.
Unknown disse…
Muito bacana. Tiro meu chapéu para vocês. Bom trabalho cuidar da nossa fauna. O Brasil de hoje e do futuroagradece.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...