Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO DE SAÚDE FISCALIZA SITUAÇÃO CAÓTICA EM DIVINÓPOLIS

Vereadores foram à UPA e acompanharam de perto a triste realidade em que a unidade se encontra, sem recursos e superlotada. Em seguida, foram à prefeitura traçar soluções junto ao executivo para a situação

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência da Câmara Municipal de Divinópolis, composta pelos vereadores Zé Braz como presidente, vereador Israel da Farmácia secretário, e vereadora Lohanna França, como membro, realizou nesta semana, uma visita à UPA Padre Roberto, com o intuito de fiscalizar as dependências e situação dos leitos do SUS.

No local foram constatados ocupação de 110% dos leitos de CTI Adulto, 125% dos leitos de Enfermaria Adulto e 50% da ocupação da enfermaria infantil, sendo que destes, 80% são da cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado.

De acordo com o presidente da Comissão, foi constatada a falta de sedativos necessários para entubação dos pacientes, entre outros problemas causados pela superlotação. A previsão dada pela Diretora Assistencial, Sra. Meire, é de que em menos de 2 dias, caso medidas não forem tomadas, os mesmos podem faltar.

Ainda segundo os membros da comissão, Meire explicou que a falta do sedativo se faz presente pela falta de mercado (grande demanda) e não de recursos, e ressaltou que, caso não haja os mesmos, os pacientes não suportarão a dor do aparelho respiratório, podendo vir a óbito, resultado de movimento brusco na intenção de findar o incomodo.

“Após constatar os dados na UPA, fomos diretamente ao Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis afim de relatar a atual situação ao secretário de Saúde, Alan Rodrigo e buscar juntos uma solução a ser feita para beneficiar a saúde dos munícipes”, destacou Braz.

Na reunião, a Comissão sugeriu que a prefeitura montasse um ponto de triagem até sexta-feira (26 de março), que contará com testes de Covid-19, com o intuito de facilitar o diagnóstico do novo coronavírus.

Foi sugerido ainda pela Comissão de Saúde que, a UBS estratégica tenha o funcionamento no horário de 7h as 22h para desocupar o fluxo da UPA, sendo assim, aqueles que não estivessem com a doença, procuraria atendimento nestes outros locais.

“Caso seja inviável, nós, da Comissão de Saúde, solicitamos que, pelo menos os 3 postos de saúde centrais estivessem abertos, sendo eles os dos bairros Centro, Bom Pastor e Niterói”, destacou Lohanna França.

Em seguida, os vereadores que compõem a Comissão estiveram em reunião com a Vice Prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida.

“Informamos à Janete Aparecida que, como membros da Comissão de Saúde, estamos fiscalizando e solicitando um melhor gerenciamento mais efetivo da saúde, bem como medidas mais duras no combate à pandemia”, finalizou Israel da Farmácia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...