Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO DE SAÚDE FISCALIZA SITUAÇÃO CAÓTICA EM DIVINÓPOLIS

Vereadores foram à UPA e acompanharam de perto a triste realidade em que a unidade se encontra, sem recursos e superlotada. Em seguida, foram à prefeitura traçar soluções junto ao executivo para a situação

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência da Câmara Municipal de Divinópolis, composta pelos vereadores Zé Braz como presidente, vereador Israel da Farmácia secretário, e vereadora Lohanna França, como membro, realizou nesta semana, uma visita à UPA Padre Roberto, com o intuito de fiscalizar as dependências e situação dos leitos do SUS.

No local foram constatados ocupação de 110% dos leitos de CTI Adulto, 125% dos leitos de Enfermaria Adulto e 50% da ocupação da enfermaria infantil, sendo que destes, 80% são da cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado.

De acordo com o presidente da Comissão, foi constatada a falta de sedativos necessários para entubação dos pacientes, entre outros problemas causados pela superlotação. A previsão dada pela Diretora Assistencial, Sra. Meire, é de que em menos de 2 dias, caso medidas não forem tomadas, os mesmos podem faltar.

Ainda segundo os membros da comissão, Meire explicou que a falta do sedativo se faz presente pela falta de mercado (grande demanda) e não de recursos, e ressaltou que, caso não haja os mesmos, os pacientes não suportarão a dor do aparelho respiratório, podendo vir a óbito, resultado de movimento brusco na intenção de findar o incomodo.

“Após constatar os dados na UPA, fomos diretamente ao Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis afim de relatar a atual situação ao secretário de Saúde, Alan Rodrigo e buscar juntos uma solução a ser feita para beneficiar a saúde dos munícipes”, destacou Braz.

Na reunião, a Comissão sugeriu que a prefeitura montasse um ponto de triagem até sexta-feira (26 de março), que contará com testes de Covid-19, com o intuito de facilitar o diagnóstico do novo coronavírus.

Foi sugerido ainda pela Comissão de Saúde que, a UBS estratégica tenha o funcionamento no horário de 7h as 22h para desocupar o fluxo da UPA, sendo assim, aqueles que não estivessem com a doença, procuraria atendimento nestes outros locais.

“Caso seja inviável, nós, da Comissão de Saúde, solicitamos que, pelo menos os 3 postos de saúde centrais estivessem abertos, sendo eles os dos bairros Centro, Bom Pastor e Niterói”, destacou Lohanna França.

Em seguida, os vereadores que compõem a Comissão estiveram em reunião com a Vice Prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida.

“Informamos à Janete Aparecida que, como membros da Comissão de Saúde, estamos fiscalizando e solicitando um melhor gerenciamento mais efetivo da saúde, bem como medidas mais duras no combate à pandemia”, finalizou Israel da Farmácia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...