Pular para o conteúdo principal

LAVRAS ENTRA NA LUTA PELA VACINAÇÃO DE SERVIDORES DA SEGURANÇA


Segundo dados da Polícia Militar, a taxa de contaminação de Covid-19 na corporação é cerca de 4 vezes maior que a taxa da população mineira. Apesar disso, os servidores da segurança pública estão apenas em 21ª lugar na lista de vacinação do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Na manhã de hoje, quarta-feira, 24, a Associação de Oficiais e o vereador Coronel Claret promoveram uma reunião online com a participação do presidente da entidade, coronel Cirilo; do chefe do Estado Maior da PM, coronel Eduardo; do chefe do Estado Maior do Bombeiro Militar, coronel Erlon; comandante da 6ª Região, coronel Mauro; comandante do Bombeiro em Lavras, capitão Sílvio; da vice-presidente da Associação de Oficiais, coronel Rosângela; dos vereadores Lauro Mesquita e delegada Ana Paula, além da prefeita Jussara Menicuci.

O objetivo da reunião foi solicitar ao governador Romeu Zema e ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, que intercedam pela antecipação da vacinação dos agentes de segurança pública de Minas Gerais.

Após a abertura da reunião pelo coronel Cirilo, o coronel Eduardo falou sobre as ações dos Comandos Gerais da PM e do Bombeiro em Brasília, na tentativa de sensibilizar o Governo Federal sobre a importância da vacinação dos agentes de segurança pública. Segundo, o comandante, enquanto a taxa de positivação de Covid-19 na população mineira é em torno de 5%, na Polícia Militar chega a 18%, e ressaltou que o home office da PM é na rua.

Coronel Erlan ressaltou que os Bombeiros Militares atendem e transportam pacientes com COVID diariamente e que a taxa de contaminação dos militares é altíssima. Coronel Mauro mostrou números da 6ª RPM e informou que até os soldados recém ingressados já estão na rua.

A delegada Ana Paula falou a situação caótica da Polícia Civil, que também possui números preocupantes de COVID. O vereador Lauro questionou a legalidade das prefeituras em fazerem suas próprias listas de prioridades. A prefeita Jussara, disse que infelizmente não há amparo legal para isso, e que as prefeituras que estão conseguindo liminar na primeira instância estão perdendo na segunda, e que o correto é seguir o PNI.

O chefe do Estado Maior esclareceu que apesar de seu desejo na vacinação imediata da tropa, a PM como uma instituição legalista, tem como princípio a observação da Lei, e que somente uma mudança no PNI resolveria a questão. O comandante relembrou uma fala do Ministro Pazuello de ontem a tarde, na qual se compromete a vacinar os agentes de segurança a partir de abril. “Apesar da boa notícia ela precisa se materializada com alteração da lista nacional de prioridades de imunização”, afirmou Coronel Eduardo.

"Fechamos a reunião agradecendo o apoio de todos os vereadores e da prefeita municipal que assinaram o manifesto. Estaremos produzindo uma carta padrão, que será repassada a todos os vereadores, para que possam solicitar apoio de seus deputados em Brasília, para alteração do PNI. O manifesto já assinado será encaminhado está semana ao governador e presidente da Assembleia", destaca o vereador Coronel Claret.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...