Pular para o conteúdo principal

PROJETO AMBIENTAL VAI ATENDER MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CAMPO BELO


No final da tarde de ontem, dia, foi realizada reunião em que ficou aprovado o o projeto que beneficiará a população de Campo Belo e mais 6 municípios atendidos pela Polícia Militar do Meio Ambiente de Campo Belo. O reaparelhamento do Grupamento de Meio Ambiente daquele município, que será executado em parceria com as entidades participantes da reunião permitirá que os militares executem os trabalhos de prevenção a aos crimes ambientais, propiciando mais conservação e preservação do capitão natural na região.

Participaram da reunião a Polícia Militar Ambiental, capitão Luiz Claudio de Carvalho, Comandante da 6ª Cia PM MAmb; 1º tenente Emerson da Costa Ludgero comandante do Pelotão de Meio Ambiente de Lavras; 2º sargento Marconi Montijo de Oliveira, comandante do grupamento PM Ambiental de Campo Belo; Cleber Augusto do Nascimento, representante do Ministério Público Estadual; Octávio de Almeida Neves Filho, procurador-geral do município, representando o prefeito de Campo Belo; José Marcio de Oliveira, prefeito de Aguanil acompanhado do procurador Mardem Silva Junior; Humberto Francisco de Carvalho, procurador, representando o prefeito de Cristais; Marcelo Soares Nascimento, procurador, representando o prefeito de Santana do Jacaré; Maraisa Rita Gonçalves Barbosa, procuradora, representando o prefeito de Santana do Jacaré; Rodrigo Moraes Lamounier, prefeito de Candeias, que se manifestou por meio digital.

Na reunião o tenente Ludgero apresentou um relatório com os dados estatísticos dos últimos 3 anos, demonstrando a produtividade e ações realizadas pela equipe da PM MAmb nos municípios de Campo Belo, Candeias, Cristais, Aguanil, Santana do Jacaré e Cana Verde, destacando desde apreensões de drogas, armas de fogo, operações como a recentemente em conjunto com a Polícia Federal (Operação UIRAPURU), bem como a importância de uma viatura nova para o emprego nas cidades, visando melhores condições de atendimento à sociedade.

O promotor de justiça Cleber Augusto do Nascimento, representante do MP, expôs a concordância com as palavras do tenente Ludgero, ressaltando que essa ação conjunta seria importando, vez que todos poderão contribuir e que o ganho será compartilhado, tendo o MP já manifestado que disponibilizaria praticamente metade do valor a ser utilizado na aquisição do veículo. Diante das exposições os demais representantes se manifestaram positivamente na aprovação do projeto e na cotização do valor restante, que contou ainda com uma verba transferida da Justiça do Trabalho. Ficou ainda estabelecidos os prazos para confirmações da cotização e respectiva transferências financeiras para finalização do projeto.

Durante a atividade foram ainda tratados assuntos que afetam as questões de organização jurídico-administrativa dos municípios em relação ao meio ambiente, como organização dos CODEMAS, criação de fundos municipais de meio ambiente, e realização de consórcio nas atividades como a do tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Com essa parceria, o policiamento de meio ambiente se tornará cada dia mais ágil e eficaz. Os crimes que afetam o meio ambiente serão arduamente combatidos e a segurança ao homem do campo será cada vez mais perceptível. Muitos dos crimes ambientais afetam diretamente a população urbana. É sabido que muitos criminosos de crimes violentos e contra o patrimônio tem se refugiado nas zonas rurais e a presença constante do policiamento de meio ambiente inibi a presença desses infratores.

*Da Assessoria da Polícia Militar de Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...