Pular para o conteúdo principal

PROJETO AMBIENTAL VAI ATENDER MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CAMPO BELO


No final da tarde de ontem, dia, foi realizada reunião em que ficou aprovado o o projeto que beneficiará a população de Campo Belo e mais 6 municípios atendidos pela Polícia Militar do Meio Ambiente de Campo Belo. O reaparelhamento do Grupamento de Meio Ambiente daquele município, que será executado em parceria com as entidades participantes da reunião permitirá que os militares executem os trabalhos de prevenção a aos crimes ambientais, propiciando mais conservação e preservação do capitão natural na região.

Participaram da reunião a Polícia Militar Ambiental, capitão Luiz Claudio de Carvalho, Comandante da 6ª Cia PM MAmb; 1º tenente Emerson da Costa Ludgero comandante do Pelotão de Meio Ambiente de Lavras; 2º sargento Marconi Montijo de Oliveira, comandante do grupamento PM Ambiental de Campo Belo; Cleber Augusto do Nascimento, representante do Ministério Público Estadual; Octávio de Almeida Neves Filho, procurador-geral do município, representando o prefeito de Campo Belo; José Marcio de Oliveira, prefeito de Aguanil acompanhado do procurador Mardem Silva Junior; Humberto Francisco de Carvalho, procurador, representando o prefeito de Cristais; Marcelo Soares Nascimento, procurador, representando o prefeito de Santana do Jacaré; Maraisa Rita Gonçalves Barbosa, procuradora, representando o prefeito de Santana do Jacaré; Rodrigo Moraes Lamounier, prefeito de Candeias, que se manifestou por meio digital.

Na reunião o tenente Ludgero apresentou um relatório com os dados estatísticos dos últimos 3 anos, demonstrando a produtividade e ações realizadas pela equipe da PM MAmb nos municípios de Campo Belo, Candeias, Cristais, Aguanil, Santana do Jacaré e Cana Verde, destacando desde apreensões de drogas, armas de fogo, operações como a recentemente em conjunto com a Polícia Federal (Operação UIRAPURU), bem como a importância de uma viatura nova para o emprego nas cidades, visando melhores condições de atendimento à sociedade.

O promotor de justiça Cleber Augusto do Nascimento, representante do MP, expôs a concordância com as palavras do tenente Ludgero, ressaltando que essa ação conjunta seria importando, vez que todos poderão contribuir e que o ganho será compartilhado, tendo o MP já manifestado que disponibilizaria praticamente metade do valor a ser utilizado na aquisição do veículo. Diante das exposições os demais representantes se manifestaram positivamente na aprovação do projeto e na cotização do valor restante, que contou ainda com uma verba transferida da Justiça do Trabalho. Ficou ainda estabelecidos os prazos para confirmações da cotização e respectiva transferências financeiras para finalização do projeto.

Durante a atividade foram ainda tratados assuntos que afetam as questões de organização jurídico-administrativa dos municípios em relação ao meio ambiente, como organização dos CODEMAS, criação de fundos municipais de meio ambiente, e realização de consórcio nas atividades como a do tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Com essa parceria, o policiamento de meio ambiente se tornará cada dia mais ágil e eficaz. Os crimes que afetam o meio ambiente serão arduamente combatidos e a segurança ao homem do campo será cada vez mais perceptível. Muitos dos crimes ambientais afetam diretamente a população urbana. É sabido que muitos criminosos de crimes violentos e contra o patrimônio tem se refugiado nas zonas rurais e a presença constante do policiamento de meio ambiente inibi a presença desses infratores.

*Da Assessoria da Polícia Militar de Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...