Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE EM SISTEMAS AGROALIMENTARES DA UFLA SÃO APRESENTADOS NA AGRITROP 21


Projetos de sustentabilidade em sistemas agroalimentares da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que podem servir de exemplo para o mundo foram apresentados, no último dia 25 durante a III Semana Internacional de Agricultura Tropical (AgriTrop 21), evento realizado com o objetivo de reunir subsídios para a Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares, que ocorre em setembro deste ano. 

A semana foi organizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Entre os destaques da Semana Internacional de Agricultura Tropical, está a homenagem a um dos principais mentores e entusiastas desse modelo de agricultura no País, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, que concorre este ano ao Prêmio Nobel da Paz.

Representante da UFLA no evento, o professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) Paulo Henrique Leme destacou a importância da tecnologia e da inovação na construção de mercados agroalimentares sustentáveis. 

“As tecnologias, tanto agrícolas quanto sociais e digitais, desempenham um papel estratégico no desenvolvimento de sistemas agroalimentares e devem ser incentivadas por meio de políticas públicas”, disse.

Entre as iniciativas desenvolvidas com o apoio da UFLA, Leme citou a parceria com a Fundação Neumann, da Alemanha, para a capacitação de pequenos produtores de café. A atuação conjunta tem possibilitado aos agricultores um maior nível de organização e produtividade, com a aplicação de tecnologias adequadas à sua realidade. De 2011 a 2019, os cafeicultores associados à fundação conseguiram ampliar sua produtividade, saltando de 24 para 42 sacas de café beneficiadas por safra, a um custo de produção praticamente estável.

“Essa é uma evidência da aplicação de tecnologia com qualidade, focada em um modo de organização associativista, que proporciona melhoria na qualidade de vida e na qualidade de renda dos produtores”, afirma. De acordo com Leme, a experiência pode servir de exemplo para produtores de regiões tropicais, como países da América Central e do Sul, além da Ásia e da África.

Entre as inovações tecnológicas sustentáveis desenvolvidas com a participação da UFLA, o docente também destacou o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), instrumento de implementação do novo Código Florestal Brasileiro que, entre outras funcionalidades, promove a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais e mapeia a evolução da vegetação nativa. 

“O CAR é uma das maiores bases de gestão territorial do mundo e garante maior transparência para os mercados internacionais, atendendo às necessidades de rastreabilidade e conformidade com leis e normas ambientais.” A plataforma possui, atualmente, uma base de dados de 2,8 terabytes e 1,6 milhões de usuários.

AgriTrop 21
A III Semana Internacional de Agricultura Tropical foi realizada de 22 a 26/3, com a participação de líderes, cientistas, ambientalistas e empreendedores de vários países, reunidos remotamente para trocar experiências, fortalecer e compartilhar práticas sustentáveis de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Um dos enfoques da Semana foi a divulgação do modelo brasileiro de Agricultura Tropical Sustentável desenvolvido ao longo das últimas cinco décadas, que transformou o Brasil de país importador de alimentos, na década de 1970, para um dos maiores players do agronegócio mundial.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...