Pular para o conteúdo principal

BRAIA LANÇA VÍDEO DA MÚSICA DIADORINA, COMPOSTA EM HOMENAGEM A PERSONAGEM DE "GRANDES SERTÕES VEREDAS"

O compositor Bruno Maia também é membro da cultuada banda de celtic metal Tuatha de Danann

A música "Diadorina" do novo álbum do Braia, banda liderada pelo compositor e multi-instrumentista mineiro Bruno Maia do Tuatha de Danann, ganha vídeo oficial. A faixa é uma singela homenagem a Diadorim, personagem do livro Grandes Sertões Veredas de Guimarães Rosa, e mescla animação e imagens dos músicos em ação. O vídeo está disponível nas redes sociais oficiais do Braia, no link: https://bit.ly/3x1aFOU

Diadorina, assim como outras faixas do álbum "Braia...e o mundo de cá", aprofunda a relação do compositor mineiro, conhecido mundialmente por seu trabalho na banda de celtic metal Tuatha de Danann, com a música regional brasileira. “Diadorina tem o ritmo dançante do baião e o duelo entre a brasileira viola caipira e a irlandesa uilleann pipe”, destacou Bruno Maia.

Sobre a escolha da música para o vídeo, o compositor ressalta a sintonia da composição, que possui delicadeza e um clima beligerante e poderoso, com o personagem imortal de Guimarães Rosa. “Para mim, Rosa é um dos maiores autores de todo o mundo e de todas as épocas. O fato dele ser mineiro e este disco ser quase que um tributo a Minas Gerais, tornou quase impossível eu não aludir a algo do sertão mítico que ele criou e, de alguma forma, homenageá-lo neste álbum”, explicou.

Em Diadorina, além da composição, Bruno Maia foi encarregado da gravação da viola caipira e das flautas. A gaita de fole irlandesa (uilliann pipe) foi gravada por Alex Navar, a bateria por Fabrício Altino, o contrabaixo por Anderson Silvério, e os teclados por Rafael Castro (ex-integrante do Tuatha de Danann). A música também traz a participação da violinista Daiana Mazza.


A arte do vídeo, editado por Raoni Joseph, foi criada pelo artista equatoriano Carlos Arias, que também ilustrou a capa do disco Braia...e o mundo de cá. Em breve, o Braia vai lançar outros vídeos de músicas no novo álbum.

Sobre o CD Braia...e o mundo de cá
Braia...e o mundo de cá é o segundo álbum do Braia e foi lançado no mês de maio de 2021. O disco apresenta 10 faixas e duas músicas de bônus: Tumbero e Tempos Idos, do primeiro disco, em versão instrumental. A sonoridade é caracterizada por um diálogo instrumental entre a música brasileira, a cultura popular, a tradição irlandesa e o rock progressivo.

Os temas do álbum referenciam aspectos e fatos da memória e história brasileira, principalmente do imaginário cultural mineiro, como a Guerra dos Emboabas, a corrida do ouro, entre outros. A música se aprofunda em ritmos e expressões como samba, ijexá, baião, música mineira, moda de viola, sem deixar a irlandesidade de lado, pela presença de gaitas de fole, rabecas irlandesas e fraseados típicos das tradicionais jigs e reels.

Braia...e o mundo de cá foi produzido por Bruno Maia por meio de financiamento coletivo e da Lei Aldir Blanc - Minas Gerais. Todas as músicas foram disponibilizadas para audição gratuita no site oficial da banda, em: https://www.braia.net.br/release/e-o-mundo-de-ca/. Na página, o ouvinte pode acessar os comentários do próprio compositor sobre cada faixa. A obra tem participação especial do contrabaixista Felipe Andreoli (Angra), da violinista Daiana Mazza e do tecladista Edgard Brito (Tuatha de Danann).

A versão física do disco foi lançada em formato digipack e acompanhada de encarte cuidadoso, elaborado pelo designer Rodrigo Barbieri, que oferece a experiência do ouvir a música com imaginação de cinema, explorando ainda mais a riqueza dos ritmos brasileiros.

Os álbuns do Braia podem ser adquiridos em loja virtual disponível no site: https://www.braia.net.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...