Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG ADOTA NOVAS MEDIDAS PARA COMBATER PRÁTICAS CONTRÁRIAS AOS DIREITOS HUMANOS TERÃO NOVAS

Instituição inclui práticas de assédio, importunação sexual, racismo, injúria racial, bullying, cyberbullying, discriminação por sexo ou orientação sexual como infrações disciplinares; infrator, além das sanções legais, deverá participar de ações formativas sobre direitos humanos

Estudante da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) que cometer práticas de assédio ou importunação sexual, racismo, apologia ao racismo e injúria racial, bullying e cyberbullying e discriminação por sexo ou orientação sexual, além das penalidades previstas em lei, poderão ser suspensos e deverão participar de atividades formativas para mudança de comportamento hostil. Essas medidas foram incluídas no Artigo 157 do Regime Disciplinar do Corpo Discente, do Regimento Geral da Universidade, pela Resolução nº 13, de 10 de maio de 2021, do Conselho Universitário (Consuni).

A mudança no regimento geral, segundo o Departamento de Direitos Humanos e Inclusão (DDIH), está de acordo com os propósitos do órgão no enfrentamento e no combate às práticas contrárias aos direitos humanos. Para a professora Débora Felício Faria, coordenadora do DDHI, as medidas de coerção e punição ajudam a combater as práticas e a sensação de impunidade que vigora nas universidades, porém, não são suficientes para superação desse tipo de atitude violenta.

“É preciso reconhecer a responsabilidade das instituições neste processo, que esse tipo de atitude é uma construção e está arraigada na nossa cultura patriarcal, falocêntrica, eurocêntrica e estrutural. Daí a importância de seguir essas três frentes: combater, com as medidas coercitivas, enfrentar por meio das políticas, como exemplo desta resolução, e buscar a superação, por meio da formação”, destacou Débora Felício.

O DDHI, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE), é o setor responsável pelo planejamento, execução, monitoramento, avaliação e disseminação do conjunto de medidas para o combate à discriminação a grupos em situação de vulnerabilidade e a promoção do respeito à diferença, da igualdade de oportunidades e da equidade. O departamento congrega o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), o Núcleo de Diversidade Sexual e Gêneros (Diverges) e o Núcleo de Atenção à Mulher (NAM).

Para o professor André Luiz Sena Mariano, presidente do Diverges, a resolução funciona como uma diretriz para atuação do núcleo e no amparo às pessoas discriminadas. “O primeiro passo é sempre trabalhar na conscientização, na sensibilização ao reconhecimento do direito de ser da outra pessoa. É o que chamamos de princípio da alteridade. A participação em atividades formativas é mais do que necessária, sobretudo para tentarmos diminuir situações de intolerância e preconceito cotidianos”, relatou.

A professora Débora Felício reforça a importância das atividades de formação. “Não queremos que o/a estudante apenas deixe de cometer tais atitudes enquanto estiverem sendo ‘vigiados’ ou por medo de ser punido. Nós precisamos ter como objetivo a formação para a autonomia. Precisamos que nossas estudantes e nossos estudantes ajam autonomamente com respeito uns com os outros e se incomodem com essa estrutura social hierarquizada, capaz de não apenas permitir, mas fomentar nas pessoas os sentimentos de superioridade e/ou inferioridade em razão de sua cor de pele, sua origem, gênero, entre outras”, disse a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão.

O reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, considera a inclusão de práticas contrárias aos direitos humanos como infrações no Regime Disciplinar do Corpo Discente, como mais um avanço nas políticas da universidade.

“Ao criar condições para a justa responsabilização dos que, eventualmente, agredirem outros com esses atos e, principalmente, proporcionar a estes uma reflexão sobre a situação ocorrida, a UNIFAL-MG dá um recado claro de que não compactua com qualquer forma de desrespeito aos direitos humanos e que seu compromisso com a formação cidadã, formação integral de nossos estudantes é prioridade para nossa comunidade”, explicou.

A alteração do Regime Disciplinar do Corpo Discente foi aprovada por unanimidade pelo Consuni. Para o reitor, a decisão unânime mostra o compromisso de todos com a modernização do regimento ao tipificar comportamentos que não deveriam ocorrer no ambiente universitário. As medidas estão em vigorando desde maio deste ano.

Links:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...