Pular para o conteúdo principal

VEREADORES DE DIVINÓPOLIS INICIAM VOTAÇÃO ELETRÔNICA PELO TABLET

Três vereadores foram sorteados para iniciar o uso da digitalização do processo de votação no plenário. Aos poucos, os demais parlamentares farão o uso em todas as reuniões

Os vereadores d Câmara de Vereadores de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado desde a última reunião ordinária realizada na última quinta-feira, dia 17, passaram a votar pelo sistema eletrônico utilizando o tablet como equipamento interligado ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) do Interlegis/Senado Federal, que a Câmara de Divinópolis adotou gratuitamente. O sistema automatiza o processo desde a inserção no sistema do projeto de lei até a sua aprovação e sanção.

O Painel Eletrônico facilita os trabalhos da Mesa Diretora, quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem. Promove também a transparência dos trabalhos, uma vez que é possível a Casa instalar um telão ou uma televisão no plenário para exibir informações como presença no expediente, matérias em votação, votos dos parlamentares etc.

O sistema de votação eletrônico utilizando o tablet está sendo implantado por etapas. A primeira etapa consistiu na utilização de 03 equipamentos na reunião de quinta-feira. Os vereadores Eduardo Azevedo (PSC); Lohanna França (Cidadania) e Roger Viegas (Republicanos), foram sorteados para estrear o voto eletrônico usando o tablet.

A implantação do novo sistema de voto eletrônico é uma iniciativa da atual Mesa Diretora que adotou a votação por meio do SAPL, como forma de otimizar o trabalho estabelecendo a completa utilização do SAPL em todos os procedimentos legislativos e a impactante economia de recursos, visto que o painel eletrônico que o Poder Legislativo Municipal utilizava há muitos anos era fornecido por uma empresa contratada ao custo aproximado de 65 mil reais ao ano. Com a iniciativa, a Câmara comprou uma televisão de 85 polegadas e mais os tablets que servirão de complementação para funcionamento da votação.

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Print Jr., considerou que o primeiro teste com a implantação da etapa inicial foi um sucesso.

“Vamos, a cada reunião, inserindo mais equipamentos de tal forma que não comprometemos a dinâmica da reunião e da votação. Desta forma, o Diretor de Informática, Márcio Vilas Boas, poderá orientar os vereadores que terão que se acostumar com esse novo sistema”, explicou o Presidente Print Jr.

Print também considerou que é importante testar a capacidade do sistema de wi-fi do Plenário e adiantou que a economia de recursos possibilitará a implantação de internet em wi-fi com mais capacidade, facilitando que os agentes políticos, servidores e cidadãos que utilizam o sistema da Câmara Municipal utilize um wi-fi com boa capacidade e estabilidade de sinal.

O diretor de Informática, Márcio Vilas Boas, que está implantando a complementação do SAPL utilizando o painel e votação eletrônica do Interlegis considerou que a decisão do presidente da Câmara, vereador Eduardo Print Jr., em apostar nesta tecnologia e viabilizar uma significativa economia de recursos para os cofres públicos, “foi arrojada, sintonizado com a vontade popular e facilitará muito, inclusive na parte de tramitação e protocolo. Tenho certeza de que o painel de votação será mais um sistema que veio para ficar na nossa casa.”

O Secretário Geral, Flávio Ramos, que desde o início mostrou-se um entusiasta da adoção do sistema, lembrou que a última conquista viabilizada para o processo legislativo tinha sido a adoção do protocolo do SAPL e, agora, com o painel eletrônico e votação pelo SAPL, fecha-se o ciclo completo otimizando o trabalho, que, sem este sistema, tinha que ser feito até de forma duplicada. Portanto, parabenizamos ao presidente Eduardo Print Jr. e a Mesa Diretora que demonstraram grande capacidade de gerência, preocupação com a coisa pública e a economia de recursos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...