Pular para o conteúdo principal

VEREADORES DE DIVINÓPOLIS INICIAM VOTAÇÃO ELETRÔNICA PELO TABLET

Três vereadores foram sorteados para iniciar o uso da digitalização do processo de votação no plenário. Aos poucos, os demais parlamentares farão o uso em todas as reuniões

Os vereadores d Câmara de Vereadores de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado desde a última reunião ordinária realizada na última quinta-feira, dia 17, passaram a votar pelo sistema eletrônico utilizando o tablet como equipamento interligado ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) do Interlegis/Senado Federal, que a Câmara de Divinópolis adotou gratuitamente. O sistema automatiza o processo desde a inserção no sistema do projeto de lei até a sua aprovação e sanção.

O Painel Eletrônico facilita os trabalhos da Mesa Diretora, quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem. Promove também a transparência dos trabalhos, uma vez que é possível a Casa instalar um telão ou uma televisão no plenário para exibir informações como presença no expediente, matérias em votação, votos dos parlamentares etc.

O sistema de votação eletrônico utilizando o tablet está sendo implantado por etapas. A primeira etapa consistiu na utilização de 03 equipamentos na reunião de quinta-feira. Os vereadores Eduardo Azevedo (PSC); Lohanna França (Cidadania) e Roger Viegas (Republicanos), foram sorteados para estrear o voto eletrônico usando o tablet.

A implantação do novo sistema de voto eletrônico é uma iniciativa da atual Mesa Diretora que adotou a votação por meio do SAPL, como forma de otimizar o trabalho estabelecendo a completa utilização do SAPL em todos os procedimentos legislativos e a impactante economia de recursos, visto que o painel eletrônico que o Poder Legislativo Municipal utilizava há muitos anos era fornecido por uma empresa contratada ao custo aproximado de 65 mil reais ao ano. Com a iniciativa, a Câmara comprou uma televisão de 85 polegadas e mais os tablets que servirão de complementação para funcionamento da votação.

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Print Jr., considerou que o primeiro teste com a implantação da etapa inicial foi um sucesso.

“Vamos, a cada reunião, inserindo mais equipamentos de tal forma que não comprometemos a dinâmica da reunião e da votação. Desta forma, o Diretor de Informática, Márcio Vilas Boas, poderá orientar os vereadores que terão que se acostumar com esse novo sistema”, explicou o Presidente Print Jr.

Print também considerou que é importante testar a capacidade do sistema de wi-fi do Plenário e adiantou que a economia de recursos possibilitará a implantação de internet em wi-fi com mais capacidade, facilitando que os agentes políticos, servidores e cidadãos que utilizam o sistema da Câmara Municipal utilize um wi-fi com boa capacidade e estabilidade de sinal.

O diretor de Informática, Márcio Vilas Boas, que está implantando a complementação do SAPL utilizando o painel e votação eletrônica do Interlegis considerou que a decisão do presidente da Câmara, vereador Eduardo Print Jr., em apostar nesta tecnologia e viabilizar uma significativa economia de recursos para os cofres públicos, “foi arrojada, sintonizado com a vontade popular e facilitará muito, inclusive na parte de tramitação e protocolo. Tenho certeza de que o painel de votação será mais um sistema que veio para ficar na nossa casa.”

O Secretário Geral, Flávio Ramos, que desde o início mostrou-se um entusiasta da adoção do sistema, lembrou que a última conquista viabilizada para o processo legislativo tinha sido a adoção do protocolo do SAPL e, agora, com o painel eletrônico e votação pelo SAPL, fecha-se o ciclo completo otimizando o trabalho, que, sem este sistema, tinha que ser feito até de forma duplicada. Portanto, parabenizamos ao presidente Eduardo Print Jr. e a Mesa Diretora que demonstraram grande capacidade de gerência, preocupação com a coisa pública e a economia de recursos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...