Pular para o conteúdo principal

OURO PRETO COMEMORA O 7 DE SETEMBRO LEMBRANDO OS MODERNISTAS


Em 2022, o Brasil celebra 200 anos da Independência do Reino de Portugal e 100 anos da Semana de Arte Moderna. As comemorações, no entanto, tiveram início nesta terça-feira, 7 de setembro de 2021. Com uma pequena cerimônia, em razão da pandemia, os dois momentos marcantes da história foram lembrados em frente à Casa de Gonzaga, em Ouro Preto, na região Central do Estado.

Às 10 horas, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, deu início à solenidade, lembrando a importância do momento para o povo brasileiro. 

“Este é um momento muito especial para toda a nação brasileira que reconhece, no dia sete de setembro, data inaugural da nossa nação como Estado soberano, independente e como povo livre”. Ele enfatizou ainda o significado das comemorações para o Município. “Ouro Preto comemorou a Independência do Brasil em clima de respeito à democracia e reafirmando o nosso compromisso com o país. O desejo de liberdade sempre aflorou nas pedras da cidade, por isso o Município é o ponto de convergência de todo o sentimento maior da nacionalidade, do compromisso do povo brasileiro com a liberdade, com a justiça, a democracia e a paz”.

A vice-prefeita, Regina Braga completou que “é uma grande honra celebrar 199 anos da Independência do nosso Brasil aqui nesse solo. Ouro Preto é o símbolo maior da liberdade”.

A fiscal de Posturas da Prefeitura de Ouro Preto, Cláudia Fernandes enfatizou que “cada dia é uma dádiva e hoje, diante das comemorações da independência do Brasil e abertura das comemorações da semana da arte moderna brasileira, me sinto honrada e agradecida por fazer parte de um pedacinho da história de Ouro Preto. Viva o barroco mineiro e viva Morro da Queimada 301 anos!”.

Também estiveram presentes na cerimônia os secretários de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara, de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, Educação, Rogério Fernandes e a adjunta da pasta, Débora Etrusco, o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, capitão Márcio Gustavo Guerra Toledo, o capitão do 52º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Alexandre Guimarães Lasnor, o comandante da Guarda Civil Municipal, Jonathan Marotta, a soldada da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Caroline Caetano Domingos, a Sociedade Musical Bom Senhor Jesus de Matosinhos, a Fanfarra da Escola Municipal Juventina Drumond, o Tenente Bombeiro Militar, Pedro Aihara, que fez a leitura da carta de homenagem à Eliane da Silva Gualberto, vítima da Covid-19, que hoje representa as milhares de pessoas que lutam pela sobrevivência.

Ao som da Sociedade Musical Bom Jesus de Matosinhos, a bandeira do Brasil foi desenrolada nas janelas da Casa de Gonzaga. Já a Fanfarra Juventina Drummond, foi responsável pelo encerramento da solenidade com um cortejo até o Teatro Municipal Casa da Ópera, testemunha edificada da concretização do Modernismo Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...