Pular para o conteúdo principal

OURO PRETO COMEMORA O 7 DE SETEMBRO LEMBRANDO OS MODERNISTAS


Em 2022, o Brasil celebra 200 anos da Independência do Reino de Portugal e 100 anos da Semana de Arte Moderna. As comemorações, no entanto, tiveram início nesta terça-feira, 7 de setembro de 2021. Com uma pequena cerimônia, em razão da pandemia, os dois momentos marcantes da história foram lembrados em frente à Casa de Gonzaga, em Ouro Preto, na região Central do Estado.

Às 10 horas, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, deu início à solenidade, lembrando a importância do momento para o povo brasileiro. 

“Este é um momento muito especial para toda a nação brasileira que reconhece, no dia sete de setembro, data inaugural da nossa nação como Estado soberano, independente e como povo livre”. Ele enfatizou ainda o significado das comemorações para o Município. “Ouro Preto comemorou a Independência do Brasil em clima de respeito à democracia e reafirmando o nosso compromisso com o país. O desejo de liberdade sempre aflorou nas pedras da cidade, por isso o Município é o ponto de convergência de todo o sentimento maior da nacionalidade, do compromisso do povo brasileiro com a liberdade, com a justiça, a democracia e a paz”.

A vice-prefeita, Regina Braga completou que “é uma grande honra celebrar 199 anos da Independência do nosso Brasil aqui nesse solo. Ouro Preto é o símbolo maior da liberdade”.

A fiscal de Posturas da Prefeitura de Ouro Preto, Cláudia Fernandes enfatizou que “cada dia é uma dádiva e hoje, diante das comemorações da independência do Brasil e abertura das comemorações da semana da arte moderna brasileira, me sinto honrada e agradecida por fazer parte de um pedacinho da história de Ouro Preto. Viva o barroco mineiro e viva Morro da Queimada 301 anos!”.

Também estiveram presentes na cerimônia os secretários de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara, de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, Educação, Rogério Fernandes e a adjunta da pasta, Débora Etrusco, o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, capitão Márcio Gustavo Guerra Toledo, o capitão do 52º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Alexandre Guimarães Lasnor, o comandante da Guarda Civil Municipal, Jonathan Marotta, a soldada da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Caroline Caetano Domingos, a Sociedade Musical Bom Senhor Jesus de Matosinhos, a Fanfarra da Escola Municipal Juventina Drumond, o Tenente Bombeiro Militar, Pedro Aihara, que fez a leitura da carta de homenagem à Eliane da Silva Gualberto, vítima da Covid-19, que hoje representa as milhares de pessoas que lutam pela sobrevivência.

Ao som da Sociedade Musical Bom Jesus de Matosinhos, a bandeira do Brasil foi desenrolada nas janelas da Casa de Gonzaga. Já a Fanfarra Juventina Drummond, foi responsável pelo encerramento da solenidade com um cortejo até o Teatro Municipal Casa da Ópera, testemunha edificada da concretização do Modernismo Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...