Pular para o conteúdo principal

APROVADO PROJETO QUE ALTERA LEI DE DOAÇÃO DE TERRENOS PARA A ADVANTECH BRASIL EM ITAJUBÁ


A Câmara Municipal de Itajubá, no Sul de Minas, aprovou, em 2º turno, o Projeto de Lei Nº 4562/2021, que altera a Lei nº 3.292, de 19 de dezembro de 2018. Desenvolvido pelo prefeito, esse PL visa alterar o artigo 5º da lei de doação de terrenos para a Advantech Brasil Ltda. em Itajubá, que atualmente assegura:

"A alienação, a permuta, penhora – para garantia de pagamento de dívidas trabalhistas e outras, e qualquer outra transação envolvendo o terreno ou lote doado, com ou sem suas benfeitorias, antes dos 10 (dez) anos de posse e domínio, pela pessoa jurídica, só poderá ocorrer com a anuência do Município de Itajubá, mediante sua interveniência na escritura pública de transferência ou de averbação, obrigando-se os sucessores da donatária ao fiel cumprimento da finalidade da doação por um período de até 5 (cinco) anos, na forma do disposto no art. 5º, da Lei Municipal nº.2.948, de 25 de julho de 2012."

O projeto, no entanto, propõe que o período de cumprimento da finalidade da doação se estenda para 10 anos e que seja estabelecida, na escritura pública, cláusula de solidariedade passiva da pessoa jurídica donatária e terceiro perante o município de Itajubá pelas obrigações advindas da doação inicial feita pelo município.

Além disso, também sugere o terceiro preencha os requisitos da presente Lei como se estivesse recebendo o imóvel do Município como primeiro donatário ou, ainda, seja uma pessoa jurídica organizada sob a forma de Sociedade de Propósito Específico (SPE) que tenha como objetivo, previsto em seu contrato social, de construção e/ou reforma do imóvel doado para instalação ou expansão da primeira donatária.

De acordo com o prefeito Christian Gonçalves, muitas empresas – independentemente do ramo – não têm imobilizado o seu capital, porque essa decisão acaba comprometendo o fluxo operacional para atividades que não estão diretamente ligadas ao negócio principal do empreendimento. Como solução a esse problema, elas têm se utilizado de incorporadoras ou Sociedades de Propósito Específico (SPE) para construção de suas unidades industriais, com o objetivo de não comprometer seu capital e poder investir em suas próprias operações.

"Diante desse cenário é que a Advantech solicitou ao município a autorização para contratação de uma pessoa jurídica para construção e expansão do seu negócio. Segundo ela, em razão da pandemia, a empresa tem encontrado muitas dificuldades para efetivação dessa construção e também necessitado utilizar o capital da empresa para investir em suas próprias operações e manutenção. Porém, após análise, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMICT) verificou que, pelos termos da Lei nº3.292/2018, esse modo de construir não seria possível", afirmou ele, enfatizando que a aprovação dessa proposta facilitará e tornará o processo de ampliação da Advantech muito mais célere.

Contudo, para entrar em vigor, o Projeto de Lei Nº 4521/2021 precisa, ainda, ser sancionado pelo Prefeito Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...