Pular para o conteúdo principal

COVID-19: BOLETIM APONTA TENDÊNCIA DE QUEDA DE NOVOS CASOS NO SUL DE MINAS


O boletim IndCovid nº 43 da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) destaca o início do controle da pandemia no estado e na região sul de Minas, mas chama a atenção para o ritmo de mortes que não acompanha a diminuição de novos casos. “Graças à vacinação, começamos a controlar a pandemia em Minas Gerais e na região Sul já há alguns meses. Contudo, a diminuição de novos óbitos não tem tido o mesmo ritmo da diminuição de novos casos”, afirmam os pesquisadores. Uma das possíveis explicações é a velocidade da vacinação e do afrouxamento de medidas preventivas. Com a predominância da variante delta é muito necessária a segunda dose para maior proteção. Minas Gerais ainda apresenta metade da população total sem a segunda dose e a dose de reforço está em seu início. Isso faz com que pessoas com baixa ou diminuída imunidade estejam convivendo com importante circulação viral. O Brasil testa, prioritariamente, pessoas sintomáticas. Mas, com o avanço da vacinação, é natural que o número de sintomáticos diminua, sem diminuir na mesma medida o número de infectados e potenciais transmissores. Portanto, somando o relaxamento no cuidado com a falta ou decaimento de proteção vacinal, casos graves podem surgir.

● Situação em Minas Gerais:  Minas Gerais iniciou a semana (dia 11/10) com tendência de queda em novos casos, apresentando em média 1565 novos casos por dia na semana. Em novos óbitos a tendência permaneceu estável, com uma média móvel na semana de 41. A tendência de novas internações foi de diminuição para crescimento no estado, indo de 171 para 235 novas internações em média diária na semana. Houve grande aumento de internações no triângulo mineiro e nas regiões Leste, Leste sul e Oeste. Em taxa de incidência diária média na semana, com exceção das regiões Noroeste e Triângulo do Sul, todas as regiões mineiras, assim como o estado, registraram os menores valores deste ano.

● Situação no Sul de Minas: a região Sul foi de estabilidade para diminuição em novos casos. Todas as regionais também registraram queda na incidência. Com relação às novas internações, o Sul de Minas permaneceu em estabilidade; as regionais de Pouso Alegre e Varginha que estavam com crescimento, iniciaram a semana com queda, ao contrário das regionais de Alfenas e Passos que registraram crescimento. Quanto à tendência de novos óbitos, a regional de Alfenas foi a única que foi de diminuição para estabilidade. A regional de Passos manteve a queda e a de Pouso Alegre e Varginha o crescimento. Assim, o Sul de Minas, como um todo, apresentou estabilidade em novos óbitos.

● Situação nos 10 municípios mais populosos da região sul de Minas: a semana iniciou com tendência de queda em novos casos em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas. Apenas três municípios, dos dez mais populosos, apresentaram tendência de crescimento de novos casos: Passos, Lavras e Itajubá. Em novas internações, Poços de Caldas, Três Corações e Passos registraram crescimento, sendo que os dois primeiros pela terceira semana consecutiva; Pouso Alegre permaneceu em estabilidade e os demais (Varginha, Lavras, Itajubá, Alfenas, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas) registraram diminuição. Destaque positivo para Varginha e Alfenas que registraram diminuição por 4 semanas seguidas na tendência de novas internações. Apesar dessa boa evolução no município de Alfenas em internações, a regional de Alfenas registrou crescimento na tendência desse indicador. O IIC (Índice de Internação por Caso) da regional de Alfenas também voltou a crescer de 0,06 a 0,07. 

Acesse na íntegra: 

↪ Link da publicação: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2021/10/13/boletim-epidemiologico-n-43-11-10-2021-situacao-epidemica-de-covid-19-em-minas-gerais-e-no-sul-de-minas/

↪ Outras edições do boletim: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/indicadores-covid-19/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...