Pular para o conteúdo principal

CHARRETES: PREFEITO ESTIPULA PRAZO PARA FIM DO SERVIÇO DE TRAÇÃO ANIMAL EM POÇOS


O prefeito Sérgio Azevedo, anunciou na manhã desta segunda-feira, dia 6, o prazo para o término do serviço de tração animal oferecido pelas charretes em Poços de Caldas. Por meio do projeto, já em desenvolvimento, “Poços + Inteligente”, a Prefeitura em parceria com a DME, Puc Minas Poços de Caldas e IF Sul de Minas irá viabilizar as carruagens elétricas.

Estudos têm sido realizados ao longo dos anos pela administração, para que uma solução pudesse ser apresentada no município e a partir de agora, efetivamente o projeto começa a ser desenvolvido dentro desta parceria.

“Até o dia 04 de outubro de 2022 todas as charretes de tração animal não poderão mais operar no município. A data é inclusive uma alusão ao “Dia de São Francisco de Assis”, padroeiro dos animais. Será um projeto bastante ambicioso com carruagens elétricas e que têm vários objetivos: Mobilidade Elétrica, Turismo, proteção aos animais e também a valorização ao contexto histórico da cidade, referenciando a vinda de Dom Pedro II a Poços no final do Século XIX, em um período onde carruagens eram utilizadas. É uma demanda muito importante que chega até nós há décadas, principalmente pelo poder legislativo com inúmeras indicações por parte de vereadores, além de pedidos por parte de comerciantes e da população em geral. Agora temos a solução para que ninguém será prejudicado e o foco principal mantido, para que a cidade saia ganhando”, aponta o prefeito Sérgio Azevedo.

Será também uma forma de ampliação junto ao projeto “Poços + Inteligente” que recentemente inaugurou o primeiro eletroposto de recarga rápida de Minas Gerais e os investimentos poderão ser viabilizados dentro dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D) estabelecidos pela ANEEL. 

“O projeto é muito interessante e temos tido um retorno excelente. Essa demanda por parte do prefeito chegou até nós do DME e iniciamos nossas pesquisas já que será um modelo totalmente novo. Muitas empresas abraçaram a ideia inovadora, que basicamente será um carro elétrico em formato de carruagem, com toda a segurança e glamour”, aponta o Gerente de Laboratório e P&D da DME Distribuição, Anderson Muniz.

A partir de agora, as reuniões técnicas serão desenvolvidas entre as instituições parceiras. Um dos integrantes do projeto, junto a Puc Minas Poços de Caldas, professor Fabiano Teixeira, comenta o ineditismo e desenvolvimento da proposta. “Será o primeiro projeto com carruagens elétricas a ser reproduzido em série no Brasil. É uma preocupação muito grande que temos, para que as carruagens sejam produzidas de uma fora que exista fácil manutenção e reposição, com peças que possam ser encontradas com facilidade no mercado local e a ideia é que toda a infraestrutura seja da própria cidade, inclusive com o recarregamento dos veículos nos eletropostos disponíveis.”

Com as carruagens os passeios serão um novo atrativo não apenas para visitantes, mas também aos próprios poços-caldenses que poderão conhecer este novo meio de transporte com cunho turístico da cidade.

“É um projeto totalmente independente e realizado por parte do município. Será inclusive patenteado até devido ao pioneirismo da ação. Seremos provavelmente a primeira cidade do Brasil a implantar uma iniciativa como esta, com várias carruagens elétricas e com inúmeros benefícios. Será um ‘ganha-ganha’ onde buscaremos meios para uma atividade sustentável e os próprios charreteiros, que hoje operam no município, terão prioridade a assumir essas carruagens e receberão capacitação para o novo modelo. Vamos resgatar o contexto histórico local como mais um presente aos 150 anos de Poços, comemorado em 06 de novembro de 2022”, reforça o prefeito Sérgio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...