Pular para o conteúdo principal

HOSPITAL VAZ MONTEIRO: PIONEIRISMO E TÉCNICAS AVANÇADAS NO TRATAMENTO DE ARRITMIAS CARDIÁCIAS COMPLEXAS


Através da equipe de cardiologia e hemodinâmica, o Hospital Vaz Monteiro (HVM) de Lavras, no Sul de Minas, oferece o acesso a tratamentos de última geração aos pacientes com arritmias cardíacas complexas.

Um dos exemplos é a Fibrilação Atrial: arritmia cardíaca mais frequente na população em geral, responsável por aproximadamente 30% de todas as internações hospitalares por arritmia, podendo causar sintomas como palpitações, fadiga, desconforto no peito. A Fibrilação Atrial aumenta muito o risco de Acidente Vascular Cerebral (“Derrame Cerebral”), especialmente quando não é devidamente tratada e acompanhada por um profissional médico.

As pessoas com Fibrilação Atrial são cinco a sete vezes mais propensas a formar coágulos de sangue no interior do coração e, com o deslocamento desses coágulos através da aorta e posteriormente pelas artérias do pescoço e cérebro, virem a sofrer uma obstrução (embolia arterial), levando ao Acidente Vascular Cerebral (“Derrame”) do tipo isquêmico (por entupimento de vasos sanguíneos arteriais).

O diagnóstico da Fibrilação é facilmente feito através de um eletrocardiograma em uma consulta cardiológica ou com clínico geral. Seu tratamento consiste em controle da frequência cardíaca e tentativas de reversão ao ritmo normal, através de medicamentos, cardioversão elétrica e mais recentemente a ablação de arritmias.

O tratamento mais avançado e oferecido pela equipe de cardiologia do Hospital Vaz Monteiro, coordenada pelo cardiologista Marcos Cherem é a ablação por cateter, em que através da punção de uma veia, são inseridos cateteres diagnósticos e terapêuticos, levados até o coração onde mapeiam e posteriormente eliminam os focos de arritmia, com taxas de sucesso terapêutico de longo prazo de até 70% nos pacientes corretamente selecionados. Segundo ele “mais uma vez o Vaz Monteiro trouxe para Lavras, com sucesso e através de muito trabalho, tratamento pouco invasivo e anteriormente ofereceido apenas em grandes centros”.

Outra arritmia frequentemente encaminhada para avaliação e tratamento é a taquicardia paroxística supraventricular (TPSV). Nesse caso ocorre o aceleramento do ritmo cardíaco de maneira inapropriada, ocasionalmente ultrapassando-se 200 batimentos por minuto. As TPSVs são muito associadas com a sensação de palpitações no peito. A terapêutica “consiste em uso de medicações e/ou encaminhamento para o estudo eletrofisiológico e ablação (eliminação) dos focos dessa patologia que traz grande desconforto e ocasiona riscos aos pacientes” conforme o cardiologista João Marcos de Oliveira.

Além do tratamento percutâneo das arritmias, o estudo eletrofisiológico permite verificar a estabilidade ventricular, realizar ablação de arritmias ventriculares e indicar o implante de marcapasso ou cardiodesfibrilador implantável (CDI). O CDI é um dispositivo, implantado regularmente no Vaz Monteiro para os casos indicados. Ele permite corrigir instantaneamente arritmias malignas, com alto potencial de óbito para o paciente, como taquicardias ventriculares e a temida fibrilação ventricular. Os implantes são realizados pelos cirurgiões cardiovasculares Cláudio Gelape e Leandro Furtado Silva

Eduardo Barouche, um dos arritmologistas responsáveis pela realização de procedimentos no Vaz Monteiro relata “o grande sucesso das ablações de taquiarritmias supraventriculares ou atriais (quando o coração “acelera” de maneira inapropriada) e a excelente qualidade do material técnico e humano que o hospital oferece para esse tipo de tratamentos”.

Já o arritmologista Leonardo Figueiredo de Abreu, que participa da equipe e dos procedimentos destaca que “a imensa maioria dos pacientes volta para sua casa no mesmo dia e retoma suas atividades cotidianas em seguida”.

“Infelizmente não temos o credenciamento do SUS para esse tipo de tratamento, o que esperamos que venha a ocorrer no futuro” completa o cardiologista Marcos Cherem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...