Pular para o conteúdo principal

CENTRO DE ESTUDOS DE BIOLOGIA SUBTERRÂNEA DA UFLA É CITADO EM DECISÃO DO MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI

Localizado na universidade mineira, o Cebs atua na formação de pesquisadores e estruturar uma coleção científica de referência para a fauna de cavernas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski suspendeu no dia 24 de janeiro deste ano parte do polêmico Decreto 10.935/2022, editado pelo presidente Jair Bolsonaro, que trata da proteção de cavernas e grutas naturais. A norma alterou outros decretos que tratavam da mesma matéria.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada na semana passada pelo partido Rede. De acordo com a legenda, parte do decreto permitiria a exploração econômica e a diminuição da proteção da biodiversidade.

O partido alega que, pelas regras, a classificação da relevância da cavidade natural poderia ser alterada a pedido de um empreendedor ou pelo órgão licenciador, a qualquer tempo.

Ao analisar a ação, Lewandowski entendeu que a exploração econômica de áreas de maior proteção pode ocasionar danos ambientais irreversíveis. Lewandowski usou em seus argumentos uma análise feita pelo Centro de Estudos de Biologia Subterrânea (Cebs) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

De acordo com o ministro do STF, em trecho da decisão, "o coordenador do UFLA (Centro de Estudos de Biologia Subterrânea da Universidade Federal de Lavras), Rodrigo Lopes Ferreira, afirma, em idêntico diapasão, que 'impacto no habitat dos morcegos pode ter outra consequência tenebrosa: o surgimento de novas epidemias ou até pandemias, já que os morcegos são reservatórios de vírus, inclusive de variantes de coronavírus'”.

Tramitação
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli pediu vista e adiou o julgamento que discutia um decreto sobre exploração de cavernas nesta segunda-feira, dia 21.

O julgamento ainda não tem data para ser retomado – o placar está em 2 a 0, com votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia.




clique nas imagens para ampliar

Rodrigo Lopes 
Rodrigo Lopes Ferreira é biólogo e ecologista de cavernas da Universidade Federal de Lavras. Ele descobriu que as fêmeas do gênero Neotrogla penetram nos machos com um órgão semelhante ao órgão genital masculino. Por esta descoberta, Rodrigo ganhou o prêmio IgNobel de biologia em 2017.

O Centro de Estudos
Inaugurado em novembro de 2017 por meio de um acordo de cooperação entre a Vale e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o espaço científico visa ajudar a desvendar os mistérios das cavernas do Brasil.

Localizado na universidade mineira, o Centro de Estudos em Biologia Subterrânea (Cebs) atua na formação de pesquisadores e estruturar uma coleção científica de referência para a fauna de cavernas. Ele é base para a formação de pesquisadores voltados aos estudos biológicos em ambientes subterrâneos.

O Cebs conta com laboratórios e equipamentos modernos e uma coleção científica com grande capacidade de armazenamento de material biológico proveniente dos estudos em cavernas do Brasil e do exterior.

*Pesquisa e texto: Sebastião Filho

Comentários

Admir disse…
A RPPN Caverna Toca dos Ossos em Ourolândia/BA, tem o maior orgulho do trabalho de excelência executado em m suas galerias subterrâneas. Parabéns a equipe, aos amigos pesquisadores.

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...