Pular para o conteúdo principal

APÓS 21 MESES SEM CORTE, SAAE RETOMA INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA EM SÃO LOURENÇO

Inadimplência triplicou e já compromete investimentos no sistema de saneamento de São Lourenço

Depois de 21 meses sem cortes nas ligações de água em atraso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço, no Sul de Minas, vai interromper o fornecimento de água em imóveis com mais de 30 dias em atraso no pagamento. A medida já vem sendo comunicada aos titulares das ligações em débitos e vai valer a partir do dia 1º de março deste ano.

Entre as mais de 18 mil ligações ativas atendidas pela autarquia, mais de cinco mil encontram-se sujeitas a interrupção do fornecimento de água. De acordo com o diretor administrativo e financeiro da autarquia, Matheus Piantino, a necessária suspensão do corte em 2020 e que atualmente está em vigor, houve um crescimento da inadimplência da autarquia.

“A inadimplência chegou ao triplo do que estava antes da suspensão do corte. Levando em conta débitos existentes desde 2020 ultrapassam o valor de um mês de arrecadação do SAAE. Esses débitos comprometem investimentos no próprio sistema de água, esgoto, drenagem urbana e nos Serviços Urbanos, que são a coleta e transbordo do lixo, poda, varrição e a capina da cidade”, explicou o diretor.

Já o diretor-presidente e engenheiro do SAAE, Hemerson Jader Cunha, explica que deixar de investir em saneamento causa um atraso para todo o sistema.

“Quando não fazemos investimentos, isso causa um déficit em todo o sistema. O crescimento da cidade obriga que o sistema de saneamento faça investimentos para que toda população tenha acesso adequado ao fornecimento de água, coleta de esgoto e drenagem pluvial para evitar transtornos com as chuvas e o consequente alagamento”, disse Hemerson.

“Tudo isso demanda obras estruturante semelhante a que estamos fazendo com a estação elevatória e adutora de distribuição do Jardim das Acácias, que vai ampliar em um milhão de litros a capacidade de armazenamento de água no sistema municipal de abastecimento. Somente nessas obras estão sendo investidos cerca de R$ 4 milhões com recursos próprios da autarquia. Ainda precisamos fazer muitos investimentos no sistema, principalmente, para garantir o abastecimento da cidade”, complementou o presidente.

Parcelamento de contas do SAAE
Ciente dos impactos econômicos trazidos pela pandemia, o Governo Municipal enviou um projeto de lei para a Câmara Municipal que autorizou aos titulares de contas de água do SAAE financiarem seus débitos sem multa e juros, incidindo apenas a correção monetária na taxa de lixo, que é um imposto municipal. O prazo para adesão, encerrado em novembro do ano passado, foi de 120 dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...