Pular para o conteúdo principal

SUSPENSA LICITAÇÃO ESTIMADA EM MAIS DE R$ 3 MILHÕES EM ITAJUBÁ


A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), na sessão por videoconferência no último dia 17, referendou a decisão monocrática do conselheiro substituto Telmo Passareli em suspender a concorrência pública 02/2021, processo 395/2021, promovido pelo município de Itajubá, situado no Sul de Minas, estimada em R$ 3.981.796,80.

O objeto do procedimento licitatório é a “contratação de empresa para execução de serviços de extensão e manutenção de rede, ampliação e substituição de tecnologia do parque de iluminação pública, com fornecimento de material e mão de obra, O julgamento das propostas havia sido designado para o dia 25/01/2022, às 14h.

A denunciante, Brasiluz Eletrificação e Eletrônica Ltda, sustenta, em síntese, que houve aglutinação indevida de objetos na licitação em exame, na medida em que a administração buscou contratar, no mesmo procedimento licitatório, os serviços relacionados à manutenção do parque de iluminação pública e serviços relacionados à extensão de rede, os quais, na sua visão, demandam equipes de trabalho e maquinário totalmente diversos.

Além disso, questionou o item (2.10) que indica que caberá à empresa contratada realizar as obras e serviços em estruturas de média tensão e baixa tensão, sustentando que as redes de média tensão são de responsabilidade das concessionárias de energia, enquanto a rede de distribuição de iluminação pública é em baixa tensão. De acordo ainda com a denunciante, “a inclusão de serviços em rede de média tensão é ilegal e prejudica, por consequência, o caráter competitivo do certame”.

O relator, em consonância com o exposto no relatório do órgão técnico (1CFOSE), entende que, de fato, a modalidade expansão da iluminação pública é divisível dos demais objetos, uma vez que, na prática, “não seria possível deslocar uma mesma equipe para realização da manutenção da iluminação pública, modernização dos pontos pré-existentes e realização das obras de expansão, primeiro porque a demanda para cada tipo de serviço ou obra já é considerável, correndo o risco de que a manutenção dos pontos fosse prejudicada, e segundo porque as obras de expansão demandam profissionais distintos para certos tipos de procedimento”. Dessa forma, “em se tratando de equipes distintas para cada função, a suposta economia no treinamento e capacitação do pessoal, alegada pela administração, não seria razão suficiente para impedir a participação de empresas especializadas apenas nos serviços de manutenção e modernização dos pontos de iluminação pública’, conclui o relator.

Assim, diante da possibilidade da insuficiência do projeto básico interferir negativamente na formação de preços pelos licitantes, bem como na fase de execução contratual, o que pode causar impacto nos cofres municipais, a Corte de Contas suspendeu o processo licitatório, na fase em que se encontra, devendo os responsáveis se absterem de praticar quaisquer atos que possibilitem o seu prosseguimento, sob pena de anulação e de aplicação de multa. Ainda fixou o prazo de 5 dias para que a administração municipal comprove a adoção dessa medida, mediante a publicação do ato de suspensão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...