Pular para o conteúdo principal

FARMACÊUTICOS PROMOVEM AÇÃO EM PRAÇA DE ALFENAS PARA ORIENTAR A POPULAÇÃO SOBRE OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO


Prática comum entre os brasileiros, a automedicação pode causar graves danos ao organismo, com consequências que podem, inclusive, levar a morte.

No Brasil, cerca de 35% dos medicamentos são adquiridos nas farmácias por pessoas que estão se automedicando, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, o abuso de medicamentos pode gerar diversas complicações à saúde como parada respiratória, arritmias, insuficiência hepática aguda e outras.

Visando conscientizar a população sobre os perigos da automedicação, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), com apoio da coordenação dos cursos de Farmácia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), promove na sexta-feira, 24 de junho, em Alfenas, ação na Praça Getúlio Vargas, das 13h às 17h.

Farmacêuticos, entre eles a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros, professores dos cursos de Farmácia e acadêmicos vão orientar os transeuntes com informações simples e objetivas sobre os riscos de se tomar medicamentos sem a devida orientação.

Desde outubro de 2015, a Lei estadual 21.782 institui a “Semana de conscientização e combate à automedicação”, como a quarta semana de junho, com objetivo de reduzir os danos causados por esse hábito.

“Como profissionais da saúde, não concordamos com o uso indiscriminado de medicamentos por parte da população, pois sabemos dos problemas que esse ato ocasiona. Medicamento é coisa séria e pode trazer muitos riscos para a saúde, inclusive provocar a morte! É nosso dever alertar e orientar as pessoas sobre esse hábito tão prejudicial à saúde”, ressalta a presidente Júnia Medeiros.

Ela lembra que entre os riscos da automedicação, a intoxicação é a mais perigosa. De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, cerca de 30 mil casos de internação são registrados por ano no Brasil por decorrência de intoxicação. Os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios estão entre os que mais intoxicam. “Muitos medicamentos, quando usados sem a prescrição do profissional de saúde, podem ocultar doenças. É o caso dos anti-inflamatórios que podem provocar o comprometimento de órgãos como os rins”, adverte a presidente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...