Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO TEM QUEDA EM VARGINHA NO MÊS DE JUNHO

Acumulado no ano de 2022 é de 9,85%

Após seis meses consecutivos de alta, o Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPC-Unis) da cidade de Varginha, apresentou queda de -1,30% em junho comparado com maio. Ao considerarmos o período desde o início da pesquisa, em julho de 2021, o indicador já acumula alta de 16,22%. Somente nos seis primeiros meses deste ano de 2022, a inflação já atinge 9,85%.

O IMPC-Unis consiste em um indicador composto por 5 grupos de gastos, sendo eles: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação. Estes grupos são compostos por 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados considerando diferentes tipos, marcas e locais na cidade. O levantamento dos preços é realizado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e pelo Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas (GEESUL).

Em junho, o único grupo que apresentou alta foi habitação (0,91%) tendo como destaque de alta os itens de higiene pessoal (3,74%) e produtos de limpeza residencial (1,42%). O gás de cozinha apresentou leve queda de -0,94%.

O grupo alimentação apresentou queda de -2,21%. As maiores elevações foram no leite integral (41,53%), banana (16,66%) e manteiga (8,30%) ocasionadas pela baixa oferta destes produtos e o alto custo de produção do leite e de seus derivados. Os produtos com maiores quedas foram tomate (-41,84%), cebola (-39,19%) e batata (-32,14%) devido à intensificação da colheita.

O grupo transporte mostrou queda de -4,33% ocorrido em função da diminuição dos preços da gasolina (-12,06%) e do etanol (-11,99%) oriundos principalmente da redução do ICMS sobre os combustíveis. No entanto, cabe destacar que o diesel ainda apresentou alta de 7,39%. Os grupos educação e comunicação se mantiveram estáveis neste mês.

O resultado de Varginha no mês de junho destoou do indicador nacional (IPCA) que apresentou alta de 0,67% (abaixo do que os analistas previam). Como a coleta de preços em Varginha ocorre nas primeiras semanas de cada mês, o nosso resultado já trouxe o impacto da queda nos preços dos combustíveis, bem como a influência da aceleração da colheita dos hortifrutigranjeiros, que devem continuar com preços em declínio no mês de julho.

Apesar dessa deflação no índice, torna-se importante destacar a forte alta do leite integral e dos seus derivados que impacta diretamente os consumidores, de maneira especial aqueles de baixa renda. Além disso, os produtos de higiene pessoal e de limpeza em geral da residência continuam subindo. Cabe salientar também que essa queda no índice em junho não proporciona alívio aos consumidores, visto que a inflação acumulada somente neste ano de 2022 continua muito alta.

Analistas esperam que no segundo semestre a inflação tenha um arrefecimento, porém, a meta inflacionária neste ano não será cumprida mais uma vez. Como enfatizamos no relatório anterior, o desempenho das safras dos produtos alimentícios, as políticas econômicas, a taxa de câmbio, a dinâmica da demanda externa e a recomposição das cadeias produtivas internacionais são os fatores que determinarão a dinâmica dos preços nos próximos meses.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...