Pular para o conteúdo principal

CIDADES DO SUL DE MINAS GERARAM 635 POSTOS DE TRABALHO TEMPORÁRIO EM AGOSTO

Setor de Produção de Bens e Serviços Industriais foi o que mais contratou na modalidade, com 316 admissões no total; comércio e agropecuária também contratam

As cidades da região Sul de Minas Gerais geraram, em agosto passando, 635 postos de trabalho temporário, empregando 318 homens e 317 mulheres, na modalidade, de acordo com dados do CAGEG – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O setor de Produção de Bens e Serviços Industriais, que reúne Indústria Extrativa e de Construção Civil, Transformação de Metais e de Compostos foi o que mais gerou admissões: 316 no total.

As vagas na modalidade de trabalho temporário representam cerca de 5,2% do total de admissões no período, e valem para as cidades de Itajubá, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Caxambu, Varginha, São Tomé das Letras, Passos, Extrema, Carrancas, Aiuruoca e Monte Sião. Juntas, as cidades somaram 12.233 pessoas empregadas.

Além da indústria, outros setores da economia também utilizam essa modalidade de contratação, como é o caso do comércio e da agropecuária. “A região do Sul de Minas é conhecida pela cultura do café e que necessita de mão de obra para atender a demanda durante o período da safra o que faz com que, dentro da cadeia produtiva do café, existam diversas oportunidades para trabalhadores temporários”, explica Leonardo Bonafé, gerente da Employer, agência de Recursos Humanos

Ainda de acordo com o executivo, com a contratação nessa modalidade, as empresas têm suas necessidades atendidas e mais pessoas conseguem se manter ativas no mercado de trabalho. De acordo com Bonafé o modelo é vantajoso para ambos os lados.

“Para o contratante porque permite, entre outras, mais agilidade na obtenção de mão de obra, velocidade de adaptação às variações de mercado e redução de ociosidade de pessoas e instalações. Para o trabalhador porque é uma porta de entrada a contratação efetiva, permite o ganho de experiência, além da geração de renda”.

Ele enfatiza, ainda, que o trabalhador temporário tem, basicamente, os mesmos direitos dos demais trabalhadores efetivos como: remuneração, férias proporcionais, repouso semanal remunerado, FGTS, seguro contra acidentes de trabalho, direitos previdenciários, entre outros. “Para quem está procurando uma oportunidade de se inserir no mercado é uma ótima opção”, finaliza.

Dados Nacionais
De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), o trabalho temporário pode ser visto como um termômetro da economia brasileira, já que a modalidade tem ganhado destaque por ser uma opção formal de contratação rápida, flexível e que garante segurança econômica e jurídica tanto para os trabalhadores quanto para as empresas.

No mês de agosto, foram geradas 248.560 vagas temporárias em todo o Brasil, considerado o melhor resultado desde 2014. Em relação ao mesmo período de 2021, houve um aumento de 25,8% nas contratações.

A expectativa é que o número de contratados cresce no último trimestre de 2022, impulsionado pelas datas sazonais como Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Direitos do trabalhador temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...