Pular para o conteúdo principal

UNIS BUSCA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA EM VARGINHA


Neste mês, o Centro Universitário do Sul de Minas (Unis) completa 22 anos de atividades em Varginha, com uma trajetória de importantes realizações pelo desenvolvimento de todo o Sul de Minas Gerais.

O Unis, hoje, é uma das maiores instituições de ensino superior da região e agora, trabalha fortemente para apresentar mais um grande projeto que pode trazer impactos importantes para o desenvolvimento e a profissionalização de Varginha, principalmente na área da saúde.

No dia 27 de outubro, durante a sessão solene no Theatro Capitólio, que marcou a transmissão e posse do cargo de teitor do Centro Universitário do Sul de Minas, ao professor Felipe Flausino de Oliveira, e na qual o professor Stefano Barra Gazzola assumiu o cargo de chanceler da instituição, foi anunciada a intenção do Unis de trazer o aguardado curso de Medicina para Varginha.

Durante o seu discurso de transmissão do cargo de reitor e posse do cargo de chanceler, o professor Stefano afirmou: "Hoje, como meu último ato na condição de Reitor, assinei a resolução Ad Referendum de criação de um curso muito sonhado desde o nosso princípio e que elevará nosso Unis a um outro patamar no cenário educacional. Lanço a semente, certo de que o Prof. Felipe cuidará para que germine e floresça".

A busca do Unis por trazer o curso de Medicina para Varginha não é de hoje. Essa intenção vem sendo planejada há anos, e ao longo dessa trajetória, o Unis vem preparando sua estrutura física na Cidade Universitária e buscando agregar o melhor corpo docente e a matriz curricular mais atualizada na área da Medicina, para apresentar essa nova e importante oportunidade de desenvolvimento para Varginha e região, de uma forma única e inovadora.

"Como Reitor do Centro Universitário, me sinto muito honrado em assumir, como meu primeiro grande ato neste cargo, a condução dos trabalhos para trazer o curso de Medicina para a nossa cidade. Além de elevar o Unis a um outro patamar no cenário educacional, como afirmou o Prof. Stefano, a vinda do curso de Medicina para Varginha pode alavancar as ações pelo desenvolvimento da nossa cidade e região. Estamos trabalhando fortemente junto ao município para viabilizar a vinda deste curso para o Unis, que vai permitir à Instituição firmar novas pontes com a comunidade, colaborar para o crescimento e desenvolvimento da região perante organismos externos e viabilizar novas parcerias e projetos de interesse para a nossa cidade, principalmente no que diz respeito à saúde", ressaltou o Reitor do Unis, professor Felipe Flausino.

Para a coordenação acadêmica do projeto do curso de Medicina, foi convidado o médico Gustavo Eugênio Martins Marinho, cardiologista intervencionista e professor mestre com vasta experiência universitária.

"Sinto-me honrado em ter sido convidado para coordenar esse projeto. Varginha hoje é um polo regional de saúde, sendo referência em vários campos da medicina e conta com uma comunidade médica altamente qualificada, que com certeza fará a diferença nesse projeto. A área acadêmica irá enobrecer ainda mais a nossa cidade e região, trazendo inúmeros benefícios a nossa comunidade", salientou Gustavo Eugênio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...