Pular para o conteúdo principal

E-COMMERCE SE MANTÉM NA PREFERÊNCIA NAS COMPRAS DE NATAL EM 2022


Não é novidade que as compras online caíram no gosto popular, movimento acelerado pela pandemia de COVID-19 e pelos altos investimentos em distribuição dos grandes marketplaces. A pesquisa de intenção de compras para o Natal realizada pelo Geesul, com apoio do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, NEMPA e ACIPA, mostrou que, assim como em 2021, em 2022 mais da metade dos entrevistados dão grande preferência para as compras nas lojas online. Compras no comércio de centro das cidades ficaram com 28,3% da preferência, enquanto o Shopping Center com 15,2%.

Para esta data apenas 15,2% dos entrevistados apontaram que não irão presentear. Já quem vai comprar, em média, irá adquirir de 3 a 5 presentes, com valores dos mais diversos. Roupas, brinquedos e calçados, são os presentes que serão mais procurados, a forma de pagamento prioritária será o cartão de crédito (56,8%), enquanto o cartão de débito fica em segundo lugar (22,1%) e dinheiro em terceiro, empatado com PIX (9,5%). Vale ressaltar que os consumidores que preferem as compras online se utilizam mais do cartão de crédito, enquanto nas compras presenciais, outras formas de pagamento passam a ser relevantes.

Para entender o comportamento do consumidor a pesquisa identificou que o cliente está exigente, fatores como descontos, prazo de entrega, preço e qualidade são esperados nas compras. Ainda sobre a influência das estratégias das empresas para conquistar clientes, descontos (53,4%) e fretes grátis (31,6%) são os mais valorizados, pague 1, leve 2 atingiu 10,6% de preferência, já o sorteio de prêmios ficou com apenas 4,3%.

Outro ponto muito explorado na data são as decorações das lojas e da cidade, como atrativo para o turista. Perguntado se a decoração do local influencia na compra, 29,5% dos entrevistados apontaram que sim, enquanto 33,7% disseram que talvez e 36,8% disseram que não há influência.

A pesquisa ainda aponta que mulheres buscam mais descontos, se dividem entre compras online e em lojas do centro da cidade, e buscam a compra de brinquedos e calçados. Já os homens preferem as compras online, buscando comodidade e prazo ágil das entregas, e focam em brinquedos e artigos esportivos.

Sobre as faixas de idade, os entrevistados até 30 anos, preferem compras online, pretendem usar mais o PIX, buscam brinquedos e almoços e jantares, além de serem exigentes na hora de comprar. O público acima de 30 anos, usam menos o PIX, e apesar de serem exigentes nas compras, são mais flexíveis quanto ao local para comprar os presentes, e têm maior foco na compra de roupas e brinquedos.

Ao comparar com a pesquisa de 2021 foi possível observar que os resultados são semelhantes, mostrando algumas tendências de consumo.

Para o coordenador da pesquisa, Guilherme Vivaldi, as tendências vêm se confirmando com o passar dos anos, e cabe ao empreendedor se adaptar ao comportamento do consumidor. O quadro econômico atual é complexo, com inflação e taxas de juros ainda altas, além de uma transição política que traz incertezas, assim o consumidor tende a ser mais racional neste momento. Isso pode ser observado através da alta procura pelas compras online e a busca por descontos nas compras. Os sorteios de prêmios comuns nesta época não se mostraram eficazes para aumentar a possibilidade de vendas, na visão dos entrevistados. Nesta reta final o empreendedor pode ainda buscar alternativas para atrair maiores vendas.

A pesquisa foi realizada com consumidores de 21 cidades do Sul de Minas entre os dias 06 e 19 de dezembro. Os resultados completos podem ser acessados clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...