Pular para o conteúdo principal

IFSULDEMINAS É A 3ª INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MAIS SUSTENTÁVEL DO BRASIL

No ranking mundial, o IFSULDEMINAS aparece na 70ª posição

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) é a terceira instituição de ensino superior (IES) mais sustentável do Brasil. A informação foi divulgada no último dia 12, pelo UI GreenMetric World University Ranking, índice que avaliou e classificou 1.050 IES, de todo o mundo, na promoção de políticas verdes.

O IFSULDEMINAS alcançou essa marca histórica ao atingir 8.350 pontos no ranking, que analisou e comparou ações e programas de sustentabilidade e de gestão ambiental de 39 IES brasileiras. Com a pontuação, o instituto ultrapassou, pela primeira vez, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e se manteve à frente de todas as instituições da Rede Federal.

Confira a seguir a pontuação das instituições nacionais mais bem colocadas nesta edição do UI GreenMetric e como ficou distribuída a pontuação do IFSULDEMINAS entre as seis categorias avaliadas: Configuração, Infraestrutura e Áreas Verdes; Gestão de Energia e Mudanças Climáticas; Gestão de Resíduos; Gestão da Água; Transportes e Mobilidade; além de Educação e Pesquisa.

ranking 2022

Houve um aumento significativo do número de participantes nesta edição do UI GreenMetric em relação a do ano passado. De 956 instituições participantes de 80 países, o ranking passou a contar com 1.050 IES de 83 nações. Mesmo com mais participantes, o Instituto se destacou na classificação geral e aparece como a 70ª IES com as melhores práticas e gestão ambiental do planeta. Veja abaixo a escalada de desenvolvimento do IFSULDEMINAS como uma instituição "amiga do meio ambiente", desde a sua primeira participação no índice, há sete anos.

AnoPosição do IFSULDEMINAS no mundoPosição do IFSULDEMINAS no Brasil Número de instituições brasileiras participantesNúmero total de instituições participantes
2022703391050
202194440956
2020101 38 912 
2019 235 28 780 
2018 282 23 719 
2017 325 16 619 
2016 217 14 516 

 

Outra forma de comparar o desempenho do IFSULDEMINAS (em azul) com as demais IES é por meio do gráfico abaixo. Nele, são apresentadas as pontuações das instituições mineiras e as principais IES paulistas, assim como a média da pontuação obtida pelas instituições nacionais (em laranja) e a média alcançada pelo total de IES, nacionais e internacionais juntas (em vermelho). Pela representação gráfica, nota-se o expressivo crescimento das ações do IFSULDEMINAS, que em 2017 pontuava no mesmo patamar que a média geral e, atualmente, surge com mais de 2.000 pontos a mais.

gráfico desempenho instituições

 
Neste outro gráfico, aparece detalhado o desempenho do Instituto em cada categoria avaliada pelo UI GreenMetric desde 2016.

gráfico ifsuldeminas
 
Sobre a evolução da pontuação do IFSULDEMINAS, o coordenador de Sustentabilidade do Instituto, Leonardo Silva Manso, afirmou que "um dos grandes destaques é a categoria de Energia e Mudanças

Climáticas, em que a preocupação da instituição com a produção de energia renovável e a adoção de ações de melhoria da eficiência energética, por meio do projeto IFSolar, proporcionou a redução do consumo de energia elétrica no âmbito do IFSULDEMINAS. Os outros destaques são, novamente, as categorias Resíduos e Água. A categoria Resíduos deve seu sucesso principalmente à preocupação do Instituto com a reciclagem e reutilização de materiais, com destaque para ações em conjunto com a Receita Federal do Brasil. Além da redução do uso de papel e plástico, enfatizada pela adoção de processos eletrônicos; da coleta e correta destinação de pilhas, baterias, lâmpadas e resíduos laboratoriais; e do tratamento de esgoto. Por sua vez, a pontuação alcançada na categoria Água foi alavancada pelos projetos de conservação e controle de poluição da água, com destaque para a recuperação de nascentes e produção científica; além de ações e programas de reciclagem, consumo consciente e eficiência no uso da água, como o programa IF Pluvial, que foi concluído, neste ano, e conta reservatórios com capacidade de armazenamento total de 1,8 milhão de litros de água da chuva para reutilização, distribuídos por todas as nove unidades do Instituto. A conclusão do programa foi possível por meio de valores descentralizados extraorçamentariamente pela Setec/MEC". Confira aqui as ações sustentáveis do IFSULDEMINAS!

De acordo com o reitor Cleber Avila Barbosa, “a dedicação e o compromisso dos servidores foram essenciais para o alcance dos resultados, bem como as parcerias e os apoios, como os recursos extraorçamentários repassados pela Setec/MEC, que viabilizaram a conclusão do programa IF Pluvial. As ações e projetos de sustentabilidade terão cada vez mais prioridades na nossa instituição para que possamos avançar ainda mais neste tema tão importante”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...