Pular para o conteúdo principal

BELO HORIZONTE GANHARÁ 7 MIL NOVAS ÁRVORES ATÉ O MÊS DE ABRIL


Belo Horizonte planeja um 2023 mais verde para a capital. Até abril está programado o plantio de mais de 7 mil novas árvores na cidade. O período chuvoso é considerado um dos melhores momentos para plantar as mudas.

As mudas e árvores que estão sendo plantadas são fruto de compensação ambiental realizada nas nove regionais do município. Estas são medidas obrigatórias, previstas no licenciamento, nas quais o município determina aos empreendimentos ações para contrabalançar e mitigar os impactos ambientais promovidos. Por meio desta política, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente destina recursos para novas árvores, reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de ecossistemas.

Só no ano de 2022, Belo Horizonte plantou 17.400 árvores. Em 2021, os plantios totalizaram 16.301 novas árvores para a capital, número que já superava as 15.476 mudas plantadas em 2020, bem como a meta para 2021, que era de 15 mil. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, a ideia é ir além neste ano. “O nosso balanço da compensação ambiental mostra que temos ultrapassado não apenas a meta anual, como também os números conquistados nos anos anteriores. Essa é uma notícia que nos deixa muito felizes, pois estamos devolvendo à cidade a natureza que os processos de urbanização tiram de nós. O objetivo para 2023 é ultrapassar a marca de 2022”, afirma.

O Plano Diretor de 2019 incrementou a política de arborização da cidade. Ele prevê o resgate de serviços ambientais, a promoção da biodiversidade e a criação de áreas de conexão ambiental. Isso favorece os projetos de plantio da Prefeitura, que tendem a ser expandidos através de políticas públicas direcionadas à atividade.

Além disso, a Prefeitura já promoveu oficinas de plantios para coletivos, e conta com cartilha ilustrativa sobre o tema, disponível no site da PBH. O material foi elaborado para orientar o cidadão sobre como solicitar ao município o plantio de árvores em locais públicos (passeios, praças e canteiros) ou como obter a permissão para a execução do serviço. Nela, há um passo a passo para que o cidadão tenha, de maneira didática e ilustrativa, os subsídios necessários para que ele mesmo efetue o plantio e contribua na arborização da cidade.

Para solicitar um plantio de árvore, basta que o cidadão entre no faça a solicitação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...