Pular para o conteúdo principal

COM MAIS DE 50 MIL PESSOAS POR DIA, CARNAVAL DE POÇOS DE CALDAS 2023 FOI UM DOS MAIORES DA HISTÓRIA


A folia represada por dois anos pela Covid-19 elevou as expectativas deste ano para uma imensa quebra de recordes de participação do público. Foi uma grande retomada das ruas, com muita alegria, euforia, tradição e folia.

Poços de Caldas, maior cidade do Sul de Minas, recebeu os foliões de diversos locais, além da população que tomou as ruas da cidade. A abertura oficial contou com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, Marco Oliveira, em frente à Prefeitura. Depois disso foram mais de 30 shows nos 4 dias da folia nas Praças Dom Pedro II, Pedro Sanches, Parque José Affonso Junqueira e Praça dos Imigrantes com Banda do Lira, Frevo na Fobica, Carnabebê, Banho à Fantasia, Charanga dos Artistas, shows e desfiles de Blocos de Rua.

Teve a irreverência da Charanga dos Artistas, que voltou a brilhar no Carnaval poços-caldense, reunindo companhias teatrais locais e bonecos gigantes em uma grande celebração da arte e da cultura, ao som da Banda do Miguelzinho, com as tradicionais marchinhas.

Neste ano, a Charanga homenageou, especialmente, os mestres da cultura tradicional de Poços de Caldas. Bonecos de Dona Orlanda, Seu Joaquim, Seu Pedro Caiapó e Seu Luiz Siqueira, além de Pedro Botelho, Bufão, Aldir Blanc e Ramon Valdés se misturam a 17 grupos teatrais, de circo e dança, levando alegria, vibração e criatividade para o Parque José Affonso Junqueira, todos os dias da folia com a força de sua tradição e por tudo que congrega, especialmente com as homenagens a personagens e histórias da cidade. O público também pode também rever os bonecos que participaram das comemorações dos 150 anos de Poços de Caldas.

O carnaval foi para todas as idades, o Carnabebê reuniu os pequeninos de 0 a 7 anos com músicos, cantores e atores que animaram a matinê especial para a criançada. A turminha pode se fantasiar, dançar, cantar, jogar confete e curtir as brincadeiras e músicas especialmente voltadas para o público infantil, com arranjos únicos da Cia.Brincanto com atividades são lúdicas promovendo a interação com os pais e crianças. A folia foi garantida.

Uma novidade deste ano foram as atrações no Bairro Cascatinha. Houve um ponto de encontro do samba com Cortejo do Grupo Afoxé e Samba do Vô com uma homenagem às diversas iniciativas culturais históricas de resistência que surgiram, existiram e perpetuaram a partir deste território, tradições e criações das comunidades afro-brasileiras na cidade de Poços de Caldas.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Ricardo Oliveira, mais de 50 mil pessoas passaram por dia na folia, que lotaram Poços de Caldas e curtiram toda a programação. 

Poços de Caldas integrou o programa Carnaval da Liberdade, iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com o slogan “A Liberdade mora em Minas e o Carnaval também”. A iniciativa intersetorial vem sendo desenvolvida em quatro eixos: Estruturação, Fomento, Ações Culturais e Promoção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...