Pular para o conteúdo principal

COM MAIS DE 50 MIL PESSOAS POR DIA, CARNAVAL DE POÇOS DE CALDAS 2023 FOI UM DOS MAIORES DA HISTÓRIA


A folia represada por dois anos pela Covid-19 elevou as expectativas deste ano para uma imensa quebra de recordes de participação do público. Foi uma grande retomada das ruas, com muita alegria, euforia, tradição e folia.

Poços de Caldas, maior cidade do Sul de Minas, recebeu os foliões de diversos locais, além da população que tomou as ruas da cidade. A abertura oficial contou com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, Marco Oliveira, em frente à Prefeitura. Depois disso foram mais de 30 shows nos 4 dias da folia nas Praças Dom Pedro II, Pedro Sanches, Parque José Affonso Junqueira e Praça dos Imigrantes com Banda do Lira, Frevo na Fobica, Carnabebê, Banho à Fantasia, Charanga dos Artistas, shows e desfiles de Blocos de Rua.

Teve a irreverência da Charanga dos Artistas, que voltou a brilhar no Carnaval poços-caldense, reunindo companhias teatrais locais e bonecos gigantes em uma grande celebração da arte e da cultura, ao som da Banda do Miguelzinho, com as tradicionais marchinhas.

Neste ano, a Charanga homenageou, especialmente, os mestres da cultura tradicional de Poços de Caldas. Bonecos de Dona Orlanda, Seu Joaquim, Seu Pedro Caiapó e Seu Luiz Siqueira, além de Pedro Botelho, Bufão, Aldir Blanc e Ramon Valdés se misturam a 17 grupos teatrais, de circo e dança, levando alegria, vibração e criatividade para o Parque José Affonso Junqueira, todos os dias da folia com a força de sua tradição e por tudo que congrega, especialmente com as homenagens a personagens e histórias da cidade. O público também pode também rever os bonecos que participaram das comemorações dos 150 anos de Poços de Caldas.

O carnaval foi para todas as idades, o Carnabebê reuniu os pequeninos de 0 a 7 anos com músicos, cantores e atores que animaram a matinê especial para a criançada. A turminha pode se fantasiar, dançar, cantar, jogar confete e curtir as brincadeiras e músicas especialmente voltadas para o público infantil, com arranjos únicos da Cia.Brincanto com atividades são lúdicas promovendo a interação com os pais e crianças. A folia foi garantida.

Uma novidade deste ano foram as atrações no Bairro Cascatinha. Houve um ponto de encontro do samba com Cortejo do Grupo Afoxé e Samba do Vô com uma homenagem às diversas iniciativas culturais históricas de resistência que surgiram, existiram e perpetuaram a partir deste território, tradições e criações das comunidades afro-brasileiras na cidade de Poços de Caldas.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Ricardo Oliveira, mais de 50 mil pessoas passaram por dia na folia, que lotaram Poços de Caldas e curtiram toda a programação. 

Poços de Caldas integrou o programa Carnaval da Liberdade, iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com o slogan “A Liberdade mora em Minas e o Carnaval também”. A iniciativa intersetorial vem sendo desenvolvida em quatro eixos: Estruturação, Fomento, Ações Culturais e Promoção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...