Pular para o conteúdo principal

EMATER INSTALA UNIDADE DE REFERÊNCIA DE FRUTAS DE CLIMA TEMPERADO NO SUL DE MINAS

Evento será realizado em Alfenas e vai marcar o início do Circuito Mineiro de Fruticultura de 2023

A instalação de uma unidade de referência e demonstração de fruticultura de clima temperado vai marcar o início da edição de 2023 do Circuito Mineiro de Fruticultura. O evento será realizado em 1º de março, a partir de 13h, no Sítio Ponte Funda, do produtor João Manoel Neto, em Alfenas, Sul de Minas.

O coordenador regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em Alfenas, Kleso Júnior, explica que estão sendo testadas dez cultivares diferentes de frutas como ameixa, pêssego e nectarina, estas de clima temperado, mas também de algumas de clima tropical e já tradicionais na região, como goiaba e abacaxi. "Esperamos a presença, neste evento, de pelo menos 50 produtores, mas temos capacidade de receber mais interessados", conta o técnico.

As frutas de clima temperado foram plantadas em agosto de 2022 na propriedade de João Manoel Neto, a partir de mudas doadas por um produtor. A primeira colheita está prevista para dezembro, quando será possível avaliar a produtividade do pomar e a qualidade dos frutos. Kleso Júnior será um dos palestrantes da primeira etapa do Circuito Frutifica Minas deste ano. Ele vai apresentar as vantagens do uso de plantas de cobertura, nas entrelinhas das frutíferas. "Podem ser utilizadas forrageiras como crotalária e capim braquiária, além do feijão guandu. O objetivo, com essa cobertura viva, é melhorar a qualidade e a fertilidade do solo", adianta o coordenador da Emater-MG.

De acordo com o coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, a produção das frutas de clima temperado é ainda é reduzida no Estado, e não é suficiente para abastecer o mercado mineiro. "Essas frutas de caroço, como ameixa, pêssego e nectarina, têm grande aceitação entre os consumidores. São saborosas se consumidas in natura, e ainda servem para a produção de doces, o que favorece a agregação de valor para os produtores, com maior aproveitamento das safras", avalia.

Informações técnicas
O objetivo do Circuito Frutifica Minas é estimular o setor no estado, ao oferecer informações técnicas e conjunturais aos produtores rurais mineiros no segmento da fruticultura. Os locais dos eventos são estrategicamente escolhidos, de acordo com o potencial de cada região. O Frutifica Minas oferece palestras e debates com renomados pesquisadores, técnicos e extensionistas agropecuários na área de fruticultura, com a finalidade de integrar e atualizar os produtores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais da área.

Além da difusão de tecnologias para melhorar a quantidade e qualidade das frutas produzidas, as informações transmitidas aos produtores e interessados na atividade procuram enfatizar a redução de custos de produção, com consequente aumento de renda da fruticultura, bem como as diversas formas de inserir os produtos no mercado, com venda direta, para mercados institucionais (como as escolas públicas), ou para as agroindústrias de sucos e doces.

Desde o primeiro ano de realização do circuito, em 2010, foram promovidos 116 eventos (etapas), com 12.738 participantes, incluindo os produtores dos locais onde são realizados os eventos e caravanas de outros municípios, num total de 498 municípios atingidos. "O circuito é considerado o maior evento da fruticultura mineira", afirma Deny Sanábio.

O Frutifica Minas é coordenado pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Confira a programação completa do evento em Alfenas neste link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...