Pular para o conteúdo principal

FAZENDA MATO DENTRO É TRANSFORMADA EM MUSEU RURAL EM LAVRAS

Fazenda Mato Dentro, atualmente chamada de Bonserá do Madeira

O município de Lavras é rico em história e cultura. Nos últimos anos, movimentos tem sido feitos para resgatar e fortalecer os patrimônios históricos e culturais da cidade. Lavras possui locais ainda pouco conhecidos por parte da população e historicamente esquecidos. É o caso da Fazenda Mato Dentro. Quem passa pela Rodovia Zito de Abreu (Estrada do Madeira), olha ao longe um imponente casarão da época áurea das construções, porém nem imagina a história que este monumento histórico guarda.

A casa, originalmente chamada de Fazenda Mato Dentro, foi erguida em 1752, por João Custódio Pereira. O local ainda preserva muros de pedra construídos por escravos, antigas senzalas, arquitetura, "caminhos de tropeiros" com muros de arrimo, entre outros detalhes históricos.

A Mato Dentro, atualmente chamada de Bonserá do Madeira, margeia o Ribeirão Vermelho, córrego que deu origem à cidade de Lavras, na época dos bandeirantes, e a propriedade é cortada pela Estrada Real.

Visando resgatar o local e torná-lo oficialmente um novo ponto turístico do município de Lavras, agora sob a gestão da Associação Mineira de Cultura e Educação Patrimonial (AMCEP), foi configurado no espaço interno uma biblioteca, brinquedoteca, sala de projeção para exibição de filmes e palestras, sala de Coro e Orquestra popular e também o Museu Rural.

O espaço é aberto ao público para o incentivo à leitura e oferece oficinas de música e produção audiovisual, apresentações e seminários sobre cultura tradicional de Lavras e do Campo das Vertentes.

Atualmente, a AMCEP está correndo contra o tempo para se manter, devido a falta de apoio. Em seus projetos, a entidade promove a capacitação de jovens para o fomento do desenvolvimento do turismo, cultura e economia criativa, por meio da preservação, valorização e difusão da cultura.

A AMCEP tem como representante o músico e professor Ewerton de Brito, no qual possibilita, com a associação, convênios com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e com a Universidade de Roma Tor VErgata, além de outras associações italianas.

Serviço
Fazenda Mato Dentro - Museu Rural, atualmente chamada de Bonserá do Madeira
Atrações: Museu, biblioteca, eventos, coro cênico e orquestra popular, Projeto Lavras Registra (oficinas de produção audiovisual), saraus, seminários, passeio turístico, Central de Apoio ao Trilheiro (CAT), etc.
Endereço: Rodovia Zito de Abreu (Estrada do Madeira), km 6, Zona Rural - Lavras/MG

Aberto ao público, sob agendamento

Contato: e-mail: amcepbr@gmail.com WhatsApp (35) 9 9899-6002
Site: www.amcepbr.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...