Pular para o conteúdo principal

SANTO ANTÔNIO DO AMPARO RECEBE NOVA TURMA DO FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA NO CAFÉ


Oferecer qualificação profissional de excelência a jovens de uma determinada localidade é o principal pilar de sustentação do Programa Formação por Competência promovido pelo Sistema Faemg Senar. O programa, que também visa suprir uma demanda de profissionais especializados no agronegócio atual, é realizado pelo quinto ano em Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas, e na cidade, a capacitação tem a mecanização agrícola do café como tema.

Realizado em parceria com o Sindicato Rural de Santo Antônio do Amparo, a NKG Fazendas Brasileiras e a Fazenda Samambaia, esta edição do programa conta com 13 participantes, sendo a maioria familiares de produtores inseridos no programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O Formação por Competência prepara trabalhadores e produtores rurais para atuarem no campo de forma versátil.

“Por ser uma capacitação mais robusta e bastante prática, ela fomenta nos alunos o desenvolvimento de competências técnica, profissional e de gestão, tornando-os profissionais com perfil mais amplo e polivalente, que irão entender melhor todas as atividades a ser desempenhadas na propriedade rural”, avalia o gerente do Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Sérgio Santos e Oliveira.

E é exatamente devido ao fato de ser um programa completo de qualificação, que o Formação por Competência se tornou tão importante para Santo Antônio do Amparo, já que o município tem 80% dos empregos locais gerados pela cafeicultura. Para a gerente da Fazenda Samambaia, Daniela Edel Teixeira, o curso se tornou referência para a contratação de novos profissionais. Nos últimos anos, a propriedade contratou cerca de 25 pessoas, entre trabalhadores temporários e efetivos, a partir da capacitação do Sistema Faemg Senar.

“Atualmente, seis ex-alunos do curso fazem parte do nosso quadro fixo de colaboradores. Por ser uma formação bem abrangente, assim que entram na fazenda, os trabalhadores já têm boa base sobre setores diversos, como plantio, mecanização, colheita, baterias portáteis, manutenção, defensivos agrícolas, entre outros. Com esse entendimento geral, aos poucos, esse profissional só aperfeiçoa a prática das atividades”, afirma.

O trabalhador rural, Eberson Henrique Bastos, é um bom exemplo disso. Há cinco anos, ele participou do Formação por Competência e assim que concluiu os módulos, já foi contratado. “Estou no mesmo emprego desde que terminei o curso e todo o aprendizado foi positivo, pois já saí capacitado e pronto para o mercado de trabalho. Sem dúvidas, o curso me ajudou a trabalhar de forma correta evitando danos pra empresa e mantendo a minha segurança”, conclui.

O Programa Formação por Competência
O programa Formação por Competência é voltado para pessoas a partir de 18 anos, com interesse em atuar no meio rural e jovens do ensino de escolas agrotécnicas com idade a partir de 15 anos. A capacitação possui carga horária extensa e, por isso, é desenvolvido em módulos que variam conforme o perfil profissional da ocupação a ser trabalhada. Assim, o aluno obtém certificação para cada módulo concluído.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...