Pular para o conteúdo principal

IFSULDEMINAS E SEAPA INAUGURAM UNIDADE DE ZONEAMENTO AMBIENTAL E PRODUTIVO


O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) inauguraram na noite da quinta-feira, 16 de março, o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Zoneamento Ambiental e Produtivo (NEPZAP), no Campus Machado. Com a parceria, o Instituto passa a integrar o grupo de instituições de ensino públicas da rede NEPZAP.

O ZAP é uma metodologia que auxilia o setor produtivo no diagnóstico da ocupação do solo e das potencialidades de uso da água nas bacias hidrográficas de cada região estudada, além de contribuir para a implantação de uma cultura conservacionista entre os produtores.

Participaram da cerimônia o reitor substituto do IFSULDEMINAS, professor Carlos Henrique Reinato; a diretora geral, professora Aline Manke; o secretário da Seapa, Thales Fernandes, o prefeito de Machado; Maycon Willian da Silva e outros prefeitos da região; o coordenador da metodologia ZAP na Seapa, professor Luciano Baião; o coordenador do NEPZAP - IFSULDEMINAS, professor Leonardo Rubim e demais professores que integram o Núcleo, além de representantes de sindicatos e outras entidades, como Emater e IMA.

Segundo o secretário estadual de Agricultura, Thales Fernandes, um dos principais benefícios da unidade para Machado e região é que o ZAP tira uma radiografia da bacia hidrográfica e do potencial produtivo dela e do direcionamento das águas. “A metodologia permite verificar como o recurso hídrico é utilizado pelo meio urbano e rural, possibilitando o uso mais racional e adequado desse potencial, questão fundamental para que os centros urbanos e a Agropecuária sejam sustentáveis e usem com racionalidade esse recurso que está ficando tão escasso hoje no nosso planeta”, comentou.

Ao final do evento, todos se dirigiram para o local, onde funcionará o Núcleo para o descerramento oficial da placa de inauguração.

Ribeirão Machadinho
Durante a solenidade, o professor Leonardo Rubim Reis, coordenador do NEPZAP - IFSULDEMINAS, apresentou o Zoneamento Ambiental e Produtivo da sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Machadinho, abrangendo uma área de 17 mil hectares, localizado no município de Poço fundo. O trabalho foi realizado como parte do treinamento da metodologia de uso do ZAP.

O diagnóstico mostrou que mais de 80% da sub-bacia e 51% das Áreas Permanentes de Proteção Hídricas (APPs) estão antropizados, ou seja, sofreram algum tipo de interferência do homem, como desmatamento, intervenção nos cursos d’água ou construção de estradas, por exemplo. “O estudo indicou como proposta a educação ambiental nas comunidades rurais e urbanas, além de usar a ferramenta para a gestão do uso da água com a possibilidade de remuneração, com recursos municipais, ao produtor que desenvolver ações de conservação dentro de sua propriedade”, destacou o professor.

O NEPZAP - IFSULDEMINAS é formado por uma equipe de cinco professores: Leonardo Rubim Reis (coordenador), Angelo Marcos Santos, Ariane Borges de Figueiredo, Walnir Gomes Ferreira Júnior e Sue Ellen Ester Queiroz.

Sobre a Rede NEPZAP
O NEPZAP do IFSULDEMINAS é o quarto instalado no estado. Três núcleos já foram concluídos na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Diamantina e na Universidade Federal de Minas Gerais - Campus Belo Horizonte.

De acordo com a Seapa, até o fim de 2023, a expectativa é de que oito Núcleos de Estudo estejam em funcionamento, com a implantação de grupos na Universidade Federal de Viçosa - Campus Viçosa, na Universidade Estadual de Montes Claros - Campus Montes Claros, na Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo e na Universidade Federal de Lavras - Campus Lavras.

A metodologia ZAP foi criada para oferecer uma base de dados e informações para subsidiar o aprimoramento da gestão ambiental por sub-bacia hidrográfica, processo que envolve a elaboração de planos, projetos e ações capazes de gerar políticas públicas por parte do Governo de Minas. A ferramenta atua com foco na caracterização das potencialidades do meio físico, disponibilidade hídrica e no uso e ocupação do solo nos entornos das sub-bacias mineiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...