Pular para o conteúdo principal

CAMINHÃO DA SAÚDE DO SISTEMA FAEMG SENAR ATENDE MAIS DE 850 PESSOAS, NO SUL DE MINAS


O Programa Saúde Itinerante do Sistema Faemg Senar atendeu mais de 850 pessoas em sua última passagem pelo Sul de Minas. O caminhão da saúde percorreu as cidades de Heliodora, Pouso Alto, Itanhandu e Passa Quatro e, com apoio das Prefeituras e sindicatos rurais locais, ofereceu ações de promoção à saúde integral do homem e da mulher do campo.

“Além de oferecer ações de formação profissional rural, promoção social e assistência técnica e gerencial, o Sistema Faemg Senar tem o compromisso de cuidar das pessoas que estão envolvidas no meio rural. Por isso, com o Saúde Itinerante, nossa intenção é despertar nos produtores e produtoras, comportamento preventivo de saúde, por meio da oferta de exames e orientações”, afirma o gerente do Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira.

Nos oito dias em que esteve na região, o caminhão com equipamentos médicos e profissionais de saúde especializados realizaram cerca de mil atendimentos preventivos. Nas mulheres, foram feitas 475 mamografias bilaterais e 265 exames de Papanicolau, para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, enquanto que 384 homens realizaram o PSA, que pode detectar o câncer de próstata. Também foram ofertados 392 exames de sangue, como TSH, hepatite e HIV, além da realizada em todos os presentes, a aferição de pressão arterial.

Prevenção de saúde mais próxima
O programa Saúde Itinerante oferece à população de cidades do interior do estado, a oportunidade de realizar exames preventivos gratuitamente. Ao longo do ano, o caminhão percorre todas as regionais do Sistema Faemg Senar para proporcionar os atendimentos de saúde de forma rápida e individual aos moradores.

Para a técnica de saúde bucal Célia Cândido Miranda, a vinda do caminhão para o Sul de Minas trouxe praticidade. “Essa ação de saúde é muito interessante e prática porque com os atendimentos aqui na nossa cidade, não foi preciso se deslocar para a cidade de Pouso Alegre para realizar a mamografia. Como a viagem é longa e desgastante, perdemos o dia todo só para fazer o exame. Então, foi ótimo!”, diz.

“Achei muito importe essa iniciativa porque é a prevenção é algo primordial para todas as pessoas. Anualmente, eu sempre faço a mamografia e o preventivo e achei excelente a oportunidade de realizar os exames aqui mesmo na minha cidade”, afirma a dona de casa Márcia Roseli Faria Nascimento.

“Como na rede pública a demanda pelos exames é muito grande, foi uma ótima oportunidade de fazer a mamografia aqui mesmo na praça. E somente com essa prevenção, é possível saber se a saúde está indo bem”, relata a aposentada, Catarina Inês dos Reis Alves.

Para o produtor rural José Wagner Batista Silveira, ser atendido pelo Saúde itinerante foi uma forma de economizar. “Hoje em dia, as coisas estão muito difíceis, então conseguir os exames de graça é realmente muito bom. A estrutura está boa e eu e minha esposa aproveitamos para receber todos os atendimentos disponíveis”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...