Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DE LAVRAS DESENVOLVEM APLICATIVO E GANHAM PRÊMIO EM FEIRA NACIONAL

Ferramenta construída por alunos da EE Dr João Batista Hermeto conquistou o 3º lugar da categoria Cidades e Comunidades Sustentáveis da Feira Stem Brasil

Ciência, tecnologia e inovação aliados à curiosidade, ao conhecimento e à dedicação. Essa junção de fatores foram os ingredientes usados pelos estudantes da Escola Estadual Dr. João Batista Hermeto, em Lavras, para a construção de um aplicativo que calcula o custo do consumo mensal de energia elétrica. Os jovens, do curso de Desenvolvimento de Sistemas, do 2º do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), venceram o 3º lugar do Prêmio Cidades e Comunidades Sustentáveis da Feira Stem Brasil, que aconteceu de maneira virtual no final do ano passado.

Os estudantes competiram com jovens de todo o país e se orgulham por terem se destacado em meio a tantos jovens. Emocionado, Nicolas Gabriel de Lima diz “se sentir muito honrado por terem sido escolhidos para participar e como vencedores em uma competição em que escolas particulares, federais e militares de todo o Brasil participaram”. Seu colega Pedro Henrique Nunes Viana destaca a alegria de representar a rede estadual na lista de vencedores. “A gente representou uma escola pública, no meio de um tanto de outras escolas, o que nos enche de orgulho”, ressalta.

Essa felicidade é compartilhada, não apenas entre os integrantes do projeto, mas por toda a escola, como aponta Yasmim Canestri Queiroz. “É uma conquista enorme, não só para a gente que ainda é jovem e está aprendendo, mas também para a escola”, afirma a estudante. Bianca Bibiano Gomes ressalta que a participação na feira é um conhecimento a mais e enfatiza sua gratidão com a oportunidade. “É muito emocionante ver que seu trabalho está sendo reconhecido”, declara. Thawan Victor Carvalho Santos reforça dizendo que essa, além de ser uma boa oportunidade para os alunos, gera mais atenção para a escola, que é do interior.

Incentivo e orientação
Para a elaboração do aplicativo, os alunos contaram com a orientação dos professores Rafael Correia Fonseca, de Matemática, e João Marcelo De Almeida Garcia, de Física. O aplicativo tem a função de calcular quanto de energia elétrica é gasta por tempo de uso de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Esse projeto aborda um assunto bastante evidente no cotidiano mundial, a sustentabilidade.

João Marcelo aponta que, a partir da plataforma, as pessoas podem calcular o custo do consumo mensal de energia elétrica dos seus eletrodomésticos, o que ajuda a conscientizá-las sobre o consumo excessivo e desperdício de energia elétrica. O professor completa dizendo que esse projeto também incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuem para a preservação do meio ambiente. Assim como ele, Rafael afirma que essa vitória traz visibilidade ao projeto, possibilitando que ele seja divulgado para um público maior, contribuindo para que mais pessoas sejam conscientizadas sobre a importância da sustentabilidade.

“Destacar-se em uma feira nacional como a STEM Brasil 2022 é uma grande conquista, pois significa que o trabalho dos estudantes foi reconhecido e avaliado por uma comissão julgadora altamente qualificada.”, ressalta o professor de matemática, Rafael.

*Com Assessoria SEE-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...