Pular para o conteúdo principal

LABORATÓRIO DA UNIFAL-MG IRÁ AJUDAR NA IDENTIFICAÇÃO DAS LARVAS AEDES AEGYPTI NA REGIÃO

Pesquisadores vão verificar larvas coletadas pelos agentes dos 24 municípios da Regional de Saúde de Alfenas
Agentes de saúde de 24 municípios da Regional de Saúde de Alfenas em treinamento realizado no Laboratório de Parasitologia Clínica da Universidade, entre 13 e 17/03

Com o objetivo de contribuir para as ações de controle de Aedes aegypti na região, a equipe do Laboratório de Parasitologia Clínica da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) irá atuar na revisão da identificação das larvas, após o levantamento da presença do vetor nos municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Alfenas.

O trabalho ficará sob a responsabilidade dos pesquisadores Angélica Rosa Faria e Fabio Antonio Colombo, docentes do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). “Essa análise será importante para verificar a correta identificação de larvas pelas equipes municipais de saúde, contribuindo assim para a maior confiabilidade do sistema Lira (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti)”, explica a professora Angélica Faria.

De acordo com a pesquisadora, o método de análise do sistema Lira é realizado pelos agentes de saúde dos municípios para identificar de forma rápida a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela. “Esse método possibilita a obtenção de indicadores entomológicos e permite conhecer a distribuição do Aedes aegypti, importante vetor de doenças virais como a dengue”, afirma.

A professora acrescenta que a metodologia também otimiza e direciona ações de controle do vetor. “O método facilita a delimitação de áreas de risco além de contribuir para as atividades de mobilização através da divulgação desses resultados para a população”, esclarece.

Para realizar a revisão das larvas identificadas no levantamento a ser feito pelos agentes de saúde nos 24 municípios que compõem a Regional de Saúde de Alfenas, a equipe do Laboratório de Parasitologia Clínica estabeleceu um cronograma. “A revisão das larvas será feita trimestralmente, através da análise de 10% do total de larvas coletadas por cada município membro da Regional de Saúde de Alfenas, que serão enviadas ao nosso Laboratório”, revela a professora Angélica Faria.

Análise larvária nos municípios da Regional de Saúde de Alfenas
No trabalho de campo, o desafios dos agentes de saúde é saber diferenciar as espécies de Aedes. Para ajudar nessa missão, a Regional de Saúde de Alfenas promoveu um treinamento de análise larvária em parceria com o Laboratório de Parasitologia Clínica, do qual participaram agentes de saúde e supervisores responsáveis dos 24 municípios da Regional, que atuam no enfrentamento de arboviroses.

“O objetivo do curso foi capacitar os agentes de combate às endemias para que eles consigam diferenciar as várias espécies de Aedes, como o Aedes aegypti e Aedes albopictus, e os insetos mais comuns como o Culex, também conhecido como pernilongo”, informou a referência técnica em Arboviroses da Regional de Saúde de Alfenas, Larissa Ribeiro de Souza.

Conforme ela, a partir da diferenciação os agentes poderão realizar de forma mais adequada a análise das larvas que são coletadas, além de direcionar as ações mais adequadas para o combate ao vetor.

O curso foi ministrado pelo supervisor de campo da Regional de Varginha, Paulo Barbosa, entre os dias 13 e 17/03, diretamente no Laboratório de Parasitologia Clínica da Universidade.

*Com assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...