Pular para o conteúdo principal

LABORATÓRIO DA UNIFAL-MG IRÁ AJUDAR NA IDENTIFICAÇÃO DAS LARVAS AEDES AEGYPTI NA REGIÃO

Pesquisadores vão verificar larvas coletadas pelos agentes dos 24 municípios da Regional de Saúde de Alfenas
Agentes de saúde de 24 municípios da Regional de Saúde de Alfenas em treinamento realizado no Laboratório de Parasitologia Clínica da Universidade, entre 13 e 17/03

Com o objetivo de contribuir para as ações de controle de Aedes aegypti na região, a equipe do Laboratório de Parasitologia Clínica da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) irá atuar na revisão da identificação das larvas, após o levantamento da presença do vetor nos municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Alfenas.

O trabalho ficará sob a responsabilidade dos pesquisadores Angélica Rosa Faria e Fabio Antonio Colombo, docentes do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). “Essa análise será importante para verificar a correta identificação de larvas pelas equipes municipais de saúde, contribuindo assim para a maior confiabilidade do sistema Lira (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti)”, explica a professora Angélica Faria.

De acordo com a pesquisadora, o método de análise do sistema Lira é realizado pelos agentes de saúde dos municípios para identificar de forma rápida a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela. “Esse método possibilita a obtenção de indicadores entomológicos e permite conhecer a distribuição do Aedes aegypti, importante vetor de doenças virais como a dengue”, afirma.

A professora acrescenta que a metodologia também otimiza e direciona ações de controle do vetor. “O método facilita a delimitação de áreas de risco além de contribuir para as atividades de mobilização através da divulgação desses resultados para a população”, esclarece.

Para realizar a revisão das larvas identificadas no levantamento a ser feito pelos agentes de saúde nos 24 municípios que compõem a Regional de Saúde de Alfenas, a equipe do Laboratório de Parasitologia Clínica estabeleceu um cronograma. “A revisão das larvas será feita trimestralmente, através da análise de 10% do total de larvas coletadas por cada município membro da Regional de Saúde de Alfenas, que serão enviadas ao nosso Laboratório”, revela a professora Angélica Faria.

Análise larvária nos municípios da Regional de Saúde de Alfenas
No trabalho de campo, o desafios dos agentes de saúde é saber diferenciar as espécies de Aedes. Para ajudar nessa missão, a Regional de Saúde de Alfenas promoveu um treinamento de análise larvária em parceria com o Laboratório de Parasitologia Clínica, do qual participaram agentes de saúde e supervisores responsáveis dos 24 municípios da Regional, que atuam no enfrentamento de arboviroses.

“O objetivo do curso foi capacitar os agentes de combate às endemias para que eles consigam diferenciar as várias espécies de Aedes, como o Aedes aegypti e Aedes albopictus, e os insetos mais comuns como o Culex, também conhecido como pernilongo”, informou a referência técnica em Arboviroses da Regional de Saúde de Alfenas, Larissa Ribeiro de Souza.

Conforme ela, a partir da diferenciação os agentes poderão realizar de forma mais adequada a análise das larvas que são coletadas, além de direcionar as ações mais adequadas para o combate ao vetor.

O curso foi ministrado pelo supervisor de campo da Regional de Varginha, Paulo Barbosa, entre os dias 13 e 17/03, diretamente no Laboratório de Parasitologia Clínica da Universidade.

*Com assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...