Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DE NATAÇÃO DE LAVRAS BRILHA EM CAMPEONATO BRASILEIRO DISPUTADO NO RIO


Aconteceu entre os dias de 27 a 30 de Abril o 69º Campeonato Brasileiro Master de Natação na cidade do Rio de Janeiro. O evento foi sediado no Fluminense FC e contou com a participação de 71 equipes totalizando 690 atletas. A participação dos atletas, dois nadadores e uma nadadora da cidade de Lavras, no Sul de Minas, aconteceu pelo empenho do treinador da equipe, Juliano Magalhães Guedes, defendendo a equipe da Potiguar Master / TNT Master / Felipe Maia.

Fernando Naves Alvarenga (faixa etária 45+) foi vice-campeão brasileiro em duas provas de revezamentos e 3º colocado nas provas de 50 metros nado peito e 100 metros nado livre. Maria José Siquera Carvalho (faixa etária 55+) foi vice-campeã brasileira nos 400 metros nado livre e 3 ª colocada nas provas de 100 e 200 metros nado livre. Já Marcos Ribeiro do Valle Filho (faixa etária 25+) foi o maior destaque da equipe conquistando o primeiro lugar em quatro provas disputadas sendo três de revezamentos e uma individual (50 metros livre).

No revezamento 4 x 100 metros livre misto a equipe que Marcos nadou bateu o recorde sul-americano da prova. Além desses títulos, Marcos também ficou em 2 º lugar no revezamento 4 x 50 livre misto e 3 º lugar nos 200 metros livre.

Para o treinador e atleta da equipe de Lavras, Juliano Guedes, participar desse evento foi novamente um grande desafio e representou muito para manter forte a natação competitiva da cidade. Guedes afirma: “estou muito feliz por ter levado três atletas para o Campeonato Brasileiro Master no Rio de Janeiro.” Além das medalhas e todos os pódios alcançados, é muito importante destacar que os três atletas bateram as melhores marcas de suas carreiras na maioria das provas individuais e de revezamentos disputadas. Ou seja, estavam super bem preparados e bem treinados para esse campeonato! Essas conquistas foram o resultado principalmente da disciplina nos treinamentos no dia a dia e de um trabalho de muita qualidade que conseguimos montar.

O treinador Juliano Guedes afirma que, além do programa de treinamento minucioso que elaborei para todos, tivemos suporte de dois nutricionistas (Roberta Naves e Guilherme Moreira), um fisioterapeuta (Daniel Resende) e de uma loja de suplementos (SLD suplementos-Lavras). Não tinha como dar errado!

Guedes também ressaltou que a equipe continua passando grandes dificuldades para dar continuidade ao treinamento devido a problemas como falta de patrocínio, piscina e estrutura física mínima para treinar. “Todos os custos desse campeonato no Rio de Janeiro foram pessoais. Não temos patrocinadores. Por isso, não consegui levar todos meus atletas. Além disso, as piscinas que utilizamos não são oficiais e continuam precárias. Muitas vezes, não temos nem uma raia para treinar. Precisamos nadar desviando de outros sócios”.

Mesmo com esses gargalos a equipe de natação de Lavras continua crescendo e conquistando excelentes resultados. “Esses obstáculos nos fazem cada dia mais fortes e unidos!”, conclui o treinador/atleta Guedes.

O foco agora da equipe é voltado para o Campeonato Mineiro, outro grande evento que acontecerá entre os dias 17 e 18 de Junho, na cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...