Pular para o conteúdo principal

FOMENTO À PECUÁRIA LEITEIRA NO SUL DE MINAS COM A 41ª EXPOITAJUBÁ

Diversos cursos foram realizados durante a exposição pelo Sistema Faemg Senar

Incentivar o crescimento do agronegócio do Sul de Minas, por meio da união de especialistas e produtores rurais da região, foi o principal objetivo da 41ª Exposição Agropecuária de Itajubá (Expoitajubá), realizada entre 27 e 30 de abril, no Parque de Exposições Aureliano Chaves. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itajubá com apoio da Prefeitura Municipal.

A Expoitajubá é voltada ao desenvolvimento da pecuária leiteira, por meio de ações de estímulo à difusão de tecnologia, inovação e conhecimento. O Sistema Faemg Senar, representado pelo assessor especial da diretoria, Antônio Álvares, o Toninho de Pompéu, e pelo gerente do Escritório Regional em Varginha, Caio Oliveira, foi responsável pela realização de atividades técnicas profissionalizantes: “Oficina de Drone”, “Produtos oferecidos e importância do Sistema Faemg Senar”, “Profissionalização na atividade leiteira” e “Desafios da Pecuária Leiteira”.

Quem participou das atividades, ficou satisfeito com o conteúdo repassado. “Com a oficina de drone, aprendi sobre a origem, a evolução e como o equipamento pode ser usado na agropecuária. Foi interessante perceber de que forma a tecnologia pode ser usada para facilitar a rotina no campo como, por exemplo, para encontrar um gado perdido no pasto ou fazer o mapeamento da propriedade”, afirmou a estudante de Medicina Veterinária Maria Laura Gonçalves Teixeira.

Filha de produtor rural, Ana Clara Ribeiro Rosa não conhecia os cursos do Sistema Faemg Senar e ficou surpresa com a variedade de assuntos e qualidade dos conteúdos. “Não imaginava que o Sistema Faemg Senar pudesse oferecer tantos produtos e serviços para melhorar o negócio rural. Fiquei surpresa com as infinitas oportunidades ofertadas, sendo possível, inclusive, trabalhar e ampliar a renda como instrutor ou agente de desenvolvimento rural de uma cidade”, enfatizou.

Presença no interior
O assessor especial da diretoria, Toninho de Pompéu, destacou a presença da equipe do Sistema Faemg Senar no interior. “Mais uma vez, viemos ao Sul de Minas fazer o que gostamos e que é o objetivo da nova diretoria do Sistema Faemg Senar, de estar cada vez mais presente no interior. E é muito gratificante estar aqui na 41ª edição da Expoitajubá, no meio da nossa turma que comanda o Brasil e o mundo, com empreendedorismo, muito trabalho, sinceridade, humildade e valor moral”, reforça Toninho de Pompéu.

A exposição também promoveu torneio leiteiro, julgamento de Mangalarga Marchador e animais de pista, além de shows musicais com os cantores sertanejos, Maiara e Maraisa, Zé Felipe e Jorge e Mateus. “Esta é uma feira agropecuária muito tradicional e de grande relevância no cenário regional, pois o torneio leiteiro movimenta dezenas de animais de alta produção e valor genético, sendo uma das referências e comparação na região. Além disso, também é promovida a Exposição Regional do Mangalarga Marchador da Mantiqueira, que traz para o Sul de Minas dezenas de animais de alto padrão da raça”, avalia o presidente do Sindicato Rural de Itajubá, Antônio Alberto Teixeira.

Profissionalização da mão de obra regional
Durante a Expoitajubá, cerca de 40 pessoas participaram das palestras técnicas na área da profissionalização rural e gestão promovidas pelo Sistema Faemg Senar em prol do agronegócio regional. No evento, produtores rurais de diferentes segmentos também puderam trocar experiências e conhecer os serviços e produtos disponibilizados pelo Sistema. “Nestes dias, foi possível repassar mais conhecimento sobre o setor e estimular a profissionalização do público presente, por meio das palestras e oficinas. Além disso, com o nosso estande institucional onde recebemos clientes e parceiros, também apresentamos todo os serviços oferecidos pelo Sistema Faemg Senar, por meio das ações diárias promovidas pelo Sindicato Rural de Itajubá”, afirma Caio Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...