Pular para o conteúdo principal

PESQUISA BUSCA INVESTIGAR NOVOS TRATAMENTOS PARA A REDUCÃO DA DOR NEUROPÁTICA

Professora ganha prêmio internacional por contribuição para a área da neuromodulação da dor

m estudo desenvolvido na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) indica avanço potencial para a modulação da dor neuropática crônica em humanos, por meio de novos tratamentos terapêuticos. O efeito positivo na redução da dor neuropática crônica em animais ocorreu por meio da estimulação elétrica, associada à eletroacupuntura, de uma região do cérebro envolvida em funções cognitivas e comportamentais.

“A pesquisa descobriu que o efeito da eletroacupuntura foi alterado quando a região do córtex pré-frontal medial infralímbico foi inibida”, explicou a pesquisadora Josie Resende Torres da Silva, do Instituto de Ciências da Motricidade. De acordo com a professora, o córtex pré-frontal é uma região do cérebro que está relacionada à regulação da emoção, tomada de decisão, planejamento e controle motor.

O córtex pré-frontal é uma região do cérebro que está relacionada à regulação da emoção, tomada de decisão, planejamento e controle motor. (Foto: Reprodução/Site Afinando o Cérebro)

“Nos últimos anos, o córtex pré-frontal também tem sido implicado na modulação da dor, pois a região cerebral está conectada a várias outras envolvidas no processamento da dor, incluindo o tálamo, a amígdala e o córtex cingulado anterior”, completou.

A inibição pode ocorrer por meio de diferentes mecanismos, incluindo a ativação do sistema opioide endógeno (receptores celulares produzidos pelo próprio organismo), a liberação de neurotransmissores, como a serotonina e a noradrenalina, e a modulação da atividade dos neurônios que transmitem sinais dolorosos para o cérebro.

Além disso, estudos em animais mostram que a estimulação elétrica do córtex pré-frontal pode reduzir a sensação de incômodo, que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou Periférico são danificados. Esses resultados sugerem que o córtex pré-frontal pode ser um alvo potencial para o desenvolvimento de novas terapias para o tratamento da dor crônica.

Devido à relevância da pesquisa, a pesquisadora Josie Resende Torres da Silva, docente do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde, recebeu o Prêmio de Melhor Pesquisadora na categoria de neurociência, na premiação internacional “International Research Awards on Computer Aided Design in Mechanical Engineering”. O artigo “Infralimbic medial prefrontal cortex alters electroacupuncture effect in animals with neuropathic chronic pain” foi publicado na revista Behavioral Brain Research em 2022.

“O resultado da pesquisa é um passo importante no avanço do conhecimento na área de neurociência e no desenvolvimento de novas terapias para o tratamento da dor neuropática crônica. O prêmio Best Researcher Award, concedido a pesquisadores em todo o mundo por suas contribuições significativas na área de tecnologias mediadas por computador em engenharia mecânica, é um reconhecimento merecido de suas realizações na área de pesquisa e um incentivo para continuar avançando na fronteira do conhecimento em neurociência. Trata-se de um dos prêmios mais prestigiados na área de engenharia mecânica”, concluiu.

A pesquisa conta com a autoria dos pesquisadores Laís Leite Ferreira, Laura Pereira Generoso, Ana Carolina Medeiros, Priscila de Medeiros, Renato Leonardo de Freitas e Marcelo Lourenço da Silva.
Saiba mais

O Laboratório de Neurociências e Neuromodulação da Dor (LANNED) é um centro de referência em pesquisas relacionadas ao controle da dor e tem se destacado pela produção científica de qualidade, pelo desenvolvimento de novas técnicas para o tratamento de dor crônica, pela formação de novos pesquisadores e pela melhoria da qualidade de vida de pacientes.

Sob a responsabilidade dos professores Marcelo Lourenço da Silva e Josie Resende Torres da Silva, o Laboratório é utilizado para estudo de modelos animais de transtornos do sistema nervoso central e periférico em ratos e camundongos. Ali, são desenvolvidas pesquisas que procuram analisar os mecanismos da dor crônica, assim como terapêuticas farmacológicas e não-farmacológicas para a neuromodulação da dor e suas comorbidades.

“Os estudos translacionais fornecem conhecimento fundamental não apenas no desenvolvimento do conhecimento da área básica experimental, mas também contribuem significativamente para a prática clínica”, relatam os pesquisadores responsáveis.

Os pesquisadores trabalham com modelo de pressão, modelo de temperatura e modelo de estresse e ansiedade, pelos quais investigam a resposta sensorial e simulam processos inflamatórios para testar intervenções não farmacológicas como laser, eletroacupuntura, eletroterapia e outros recursos da fototerapia.

“Por exemplo, quando estamos estudando extrato, uma planta que ninguém sabe o efeito, colocamos também um estudo comportamental, para ver se além de ter um efeito contra a dor, também tem um efeito contra o estresse, a ansiedade e a depressão”, detalha o professor Marcelo Silva.]

*Da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...