Pular para o conteúdo principal

POLÍTICAS PÚBLICAS DE IGUALDADE RACIAL REÚNE DEZENAS DE PESSOAS NA CÂMARA DE VARGINHA


No último dia 12 de maio, a Câmara de Varginha recebeu diversos representantes e ativistas que atuam para estabelecer, reforçar e concretizar a Igualdade Racial no Brasil. A Roda de Conversa foi aberta à população, dando lugar de fala a todos que gostariam de contribuir para o debate, cujo tema foi “Políticas Públicas de Igualdade Racial”. O encontro teve a Abolição da Escravatura, datada de 13 de maio, como palco para as reflexões propostas e os temas tratados.

Para dar início ao encontro, o presidente da Casa, Apoliano do Projeto Dom, discursou sobre seu envolvimento com a cultura negra e sobre a importância da conscientização da luta que perdura até os dias atuais. “Pra mim é uma alegria muito grande poder estar sentado aqui nesta cadeira. Eu que não sou negro, mas sou muito envolvido com a cultura negra. Iniciei com a capoeira há mais de 25 anos e todo o meu convívio, minha infância, foi em bairro de periferia, sou de periferia, então cresci com a cultura negra. Amanhã é dia da abolição da escravatura, que para muitos é um dia de festa, mas não entende o verdadeiro sentido para aquele que sofre na pele, que sabe que a escravidão não acabou até os dias atuais e aqui eu espero que possamos discutir políticas públicas voltadas para o nosso município”, disse o vereador.

“Quando a gente fala de Políticas Públicas de Igualdade Racial, é porque em algum momento, aconteceu alguma coisa que fez com que uma classe fosse vista de maneira inferior à outra. Por isso essa necessidade de reparação desse grupo que foi excluído, a partir de políticas públicas. É o Estado tentando reparar o que no passado foi muito mal”, explicou João Neto, representante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).

Durante o encontro, foi sugerida a organização de uma conferência, a ser realizada na cidade, para dar continuidade ao tema tratado, com a possibilidade de ampliar os participantes e o debate. No país, todos os anos têm conferências para discutir Políticas públicas voltadas à cultura afro-brasileira. “Aqui no nosso município estamos trabalhando para promover esse encontro onde, entidades, iniciativas, associações e todos os demais segmentos da cultura negra possam reivindicar o cumprimento das políticas já existentes, além de propor novas políticas”, informou o presidente da Câmara.

Ao final do encontro, Apoliano retomou o assunto da conferência e demonstrou todo o apoio, em conjunto da OAB e do COMPIR, para realização da conferência. “Nós temos o Theatro Capitólio, se nós temos 65% de pessoas pretas eu acho que a gente consegue encher aquele teatro para uma discussão. Acredito que a gente tem que fazer um barulho na cidade para despertar não só os brancos, mas os negros para tratarmos dessa temática relevante”, finalizou o vereador.

Para saber mais sobre os participantes da roda de conversa e as falas que foram realizadas, o encontro completo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l9gFItdMn9U

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...