Pular para o conteúdo principal

QUATRO MUNICÍPIOS DA REGIÃO PODEM SOFRER REMANEJAMENTOS PARA NOVAS ZONAS ELEITORAIS

Também está sendo proposta a mudança de sede da 137ª ZE para Passa Quatro

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) abriu uma consulta pública para ouvir a sociedade mineira sobre a revisão do rezoneamento eleitoral realizado em 2017. As pessoas interessadas poderão se manifestar por meio de formulário disponível no site do Tribunal, até as 23h59 do dia 8 de maio.

A consulta pública interessa especialmente às eleitoras e eleitores de quatro municípios no Sul de Minas, porque algumas das propostas dizem respeito às zonas eleitorais às quais eles ficam vinculados. E outra proposta está relacionada à mudança de sede da 137ª ZE.

Veja quais são as mudanças previstas:
  • Piranguçu: da 51ªZona Eleitoral, de Brazópolis, para a 134ªZona Eleitoral, de Itajubá;
  • Dom Viçoso: da 99ªZona Eleitoral, de Cristina, para a 259ªZona Eleitoral, de São Lourenço;
  • São Sebastião do Rio Verde: da 259ªZona Eleitoral, de São Lourenço, para a 306ªZona Eleitoral, de Itamonte;
  • Bocaina de Minas: da 306ªZona Eleitoral, de Itamonte, para a 6ªZona Eleitoral, de Aiuruoca;
  • 137ª Zona Eleitoral: mudança de sede, do município de Itanhandu para o município de Passa Quatro.
As mudanças foram propostas a partir da avaliação de critérios como distância e formas de deslocamento entre os municípios, densidade populacional e existência de outros serviços e órgãos públicos nas cidades que são sede de zona eleitoral.

Sobre a consulta pública
O objetivo da consulta é permitir que a população de Minas Gerais e instituições públicas e privadas enviem críticas e sugestões para ajudar a aprimorar a regulamentação proposta para a revisão do rezoneamento. Assim, o Tribunal poderá conciliar melhor a estrutura das zonas eleitorais, o uso de recursos e as necessidades de eleitoras e eleitores.

Ao acessar a página sobre a revisão do rezoneamento, é possível conhecer o histórico do rezoneamento e ler o edital com todas as regras. O formulário da consulta pública apresenta a minuta de resolução com propostas de alterações na organização das zonas eleitorais definida pelo rezoneamento eleitoral de 2017. A minuta propõe o remanejamento de 19 municípios para diferentes zonas eleitorais e a mudança de sede da zona 137 de Itanhandu para Passa Quatro.

No formulário, as pessoas poderão apresentar sugestões sobre cada artigo da resolução, devendo justificá-las. A inserção de dados e argumentos é importante para a análise das sugestões.

Podem participar da consulta pública cidadãos que tenham título de eleitor e pessoas jurídicas, por meio de seu representante legal. E só será possível fazer manifestações por meio do formulário.

Todas as participações serão analisadas pelo TRE-MG ao longo do mês de maio. As propostas poderão ser incorporadas à minuta de resolução ou rejeitadas, independentemente de divulgação de justificativa e de comunicação aos proponentes.

A juíza auxiliar da Presidência do TRE, Cristiana Ribeiro, explica que estão sendo considerados aspectos como transporte entre a sede de cada zona eleitoral e os municípios próximos, segurança pública, referências sociais (como a existência de outros órgãos e serviços públicos na sede da zona eleitoral) e a logística de distribuição das urnas em períodos eleitorais. Ela ressalta que a nova revisão do rezoneamento “pretende aprimorar alguns pontos e ouvir quem não se manifestou anteriormente, buscando o melhor para a prestação jurisdicional e para o jurisdicionado”.

Participe da consulta pública.

Entenda o rezoneamento
Por meio da Resolução nº 23.520/2017, o Tribunal Superior Eleitoral determinou o rezoneamento eleitoral em todo o Brasil, com o objetivo de ajustar as distorções no quantitativo de eleitores em zonas eleitorais e racionalizar custos, sem descuidar do atendimento eficiente à sociedade, que sempre caracterizou a Justiça Eleitoral brasileira.

Em 2017, o TRE-MG editou a Resolução nº 1.039 e a Resolução nº 1.055, extinguindo 47 das 351 zonas eleitorais então existentes. Ao todo, dos 853 municípios de Minas, 139 passaram a integrar novas zonas eleitorais.

Entre 2019 e 2021, foram promovidas alterações nos municípios de Piraúba, Tocantins (Resolução TRE/MG nº 1.124/2019); Crisólita, São Roque de Minas, Cabo Verde, Botelhos (Resolução TRE/MG nº 1.138/2020); Jaíba, Matias Cardoso e Campina Verde (Resolução TRE/MG 1.181/2021).

Em dezembro de 2021, o TRE deu início à primeira revisão do rezoneamento. Após quase seis meses de estudos, incluindo a análise de 315 manifestações da sociedade, o Tribunal publicou a Resolução 1.211/2022, que determinou a alteração de sede de duas zonas eleitorais e o remanejamento de 12 municípios.

Após a publicação, o TRE recebeu novas demandas, que, segundo a juíza Cristiana Ribeiro, “Nos convidaram a revisitar o trabalho. Esse trabalho foi bem feito, mas o nosso olhar agora será aprofundado, para atingirmos um grau de satisfação maior”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...