Pular para o conteúdo principal

ADUFLA FAZ HISTÓRIA E ELEGE CHAPA FORMADA EXCLUSIVAMENTE POR MULHERES


A eleição da Diretoria e do Conselho Deliberativo da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Lavras (ADUFLA) - Seção Sindical, para o biênio 2023/2025 trouxe um fato inédito na história da entidade: uma chapa eleita formada exclusivamente por mulheres.

A Assembleia Geral Extraordinária de posse da nova direção da entidade ocorreu no dia 19 de maio, no Clube de Campo. O evento que reuniu associados e convidados numa noite de confraternização, discursos e mensagens de apoio, embalado com música ao vivo e buffet.

A eleição de uma chapa formada exclusivamente por professoras surgiu em parte por empenho da presidente eleita Karen Luz Burgoa Rosso, em parte pela aproximação entre ADUFLA com os movimentos em defesa dos direitos das mulheres, em especial junto ao Coletivo de Mulheres Docentes da UFLA e Coletivo de Mães, numa convergência de pautas, ações e ideias que culminaram na formação da chapa “Esperançar, Representar, Lutar e Resistir, que assumiu formalmente a Seção Sindical na última sexta-feira.

Confira os nomes que compõem a nova Diretoria e Conselho Deliberativo

DIRETORIA:

KAREN LUZ BURGOA ROSSO – Presidente

CAMILA MARIA RISSO SALES – Vice-presidente

LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES – 1º Secretário(a)

LUCIANA DE MATOS ALVES PINTO – 2º Secretário(a)

LETICIA GARCIA RIBEIRO DYNIEWICZ- 1º Tesoureiro(a)

LARISSA DA SILVA LISBOA SOUZA – 2º Tesoureiro(a)

CONSELHO DELIBERATIVO

GIOVANA AUGUSTA TORRES – 1º Membro

JÚLIA MORETTO AMÂNCIO – 2º Membro

JACQUELINE MAGALHÃES ALVES – 3º Membro

GABRIELA CRISTINA BRAGA NAVARRO – 4º Membro

KÁTIA BATISTA MARTINS – 5º Membro

CAROLINA FARIA ALVARENGA – 1º Suplente

ALCINEIA DE LEMOS SOUZA RAMOS – 2º Suplente

História da ADUFLA
Em 11 de dezembro de 1967, foi fundada a Associação dos Professores da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ASPESAL), tendo como primeiro presidente o professor Tarley Fantazzini. Em outubro de 1981, na gestão do professor Eufêmio Steiner Gomes Juste Júnior, foi adquirida uma área nas proximidades da então ESAL, para construção do Clube de Campo da Associação, que teve sua infraestrutura ampliada ao longo das gestões posteriores, consolidando diferentes espaços para lazer e prática de esportes pelo sindicalizado e seus dependentes.

Ainda na gestão do professor Eufêmio a entidade iniciou sua integração ao movimento docente nacional, participando, inclusive, da primeira assembléia para criação da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES), a qual acabou por ser criada no Congresso Nacional dos Docentes Universitários, em fevereiro de 1981. Essa inserção nacional tem outro marco da participação da entidade, na gestão do professor Ruy Carvalho, em novembro de 1988, no II Congresso Extraordinário que transformou a Associação em Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES – Sindicato Nacional).

Na gestão do professor José Tarcísio Lima, em 2001, a ASPESAL foi transformada em Seção Sindical do ANDES-Sindicato Nacional, passando a ser denominada de ADUFLA – Associação dos Docentes da Universidade Federal de Lavras, Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior ANDES-SN.

Em dezembro de 2006, na gestão da professora Iraziet da Cunha Charret, foi concluída a construção da primeira etapa da sede própria da ADUFLA, localizada no Campus Universitário da UFLA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...