Pular para o conteúdo principal

ALIANÇA ENERGIA PROMOVE CAMPANHA PARA PROTEGER FAUNA AQUÁTICA


A Aliança Energia promove anualmente uma campanha de captura, marcação e soltura de diversas espécies de peixes, como curimba, piau-três-pintas, piaparas, dourado, mandi e tabarana, em uma iniciativa do Programa de Monitoramento da Ictiofauna (peixes) da empresa. A última aconteceu na Usina Hidrelétrica de Funil, localizada no Rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões, no sul de Minas Gerais. A campanha engaja os pescadores locais nas áreas a montante e a jusante do barramento, com o objetivo de preservar as espécies e, principalmente, de garantir a sustentabilidade ambiental da região.

Segundo o analista ambiental da Aliança Energia, Walisson Souza Soares, a campanha utiliza o método de marcação e recaptura com etiquetas plásticas numeradas, chamadas "LEA", que são fixadas nas nadadeiras dos peixes, contendo o telefone da empresa. "A pessoa envolvida na pesca esportiva ou de subsistência que recaptura o peixe marcado deve entrar em contato com a Aliança e fornecer informações sobre os peixes e as etiquetas”, explica Walisson. Esse método foi desenvolvido para avaliar o padrão de migração dos peixes nas diferentes áreas-alvo e depende da colaboração e participação da comunidade local. Cada participante é contemplado com um brinde da campanha.

Conscientização
Além disso, após o período da piracema, é realizado um trabalho de conscientização e divulgação do monitoramento em toda a região próxima à usina, incluindo comunidades, comércios, pontos de pesca e colônias de pescadores. Essa abordagem tem mostrado resultados positivos, com 111 recapturas de peixes marcados já registradas até maio.

O analista ambiental ressalta que a iniciativa contribui para a preservação da fauna aquática e também representa um dos valores da Aliança Energia, que é a sustentabilidade, observada na atuação com responsabilidade ambiental.

Valter Fernandes, que aproveita seus momentos de lazer para pescar, conta que foi ótimo ter a oportunidade de entender o trabalho da Aliança e ainda ser premiado. “Além de produzir energia, a empresa contribui para a preservação do meio ambiente”, conclui.

A Aliança Energia desenvolve diversos programas ambientais para minimizar os impactos ambientais de seus empreendimentos. O Programa de Monitoramento da Ictiofauna, por exemplo, é realizado em todas as hidrelétricas da empresa, acompanhando as comunidades de peixes na área de influência dos empreendimentos e orientando ações de conservação e manejo da ictiofauna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...