Pular para o conteúdo principal

34ª EDIÇÃO DO INVERNO CULTURAL DA UFSJ ACONTECE EM DIVINÓPOLIS


A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, apoia a realização da 34ª edição do Inverno Cultural Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com o tema “Operários da Arte”. O evento acontecerá de 9 a 15 de julho, oferecendo atrações artísticos-culturais por grupos de artistas da região.

No domingo (9/7), o grupo Maria Cutia apresenta “Na Roda”, espetáculo brincante que conta com canções. A apresentação propõe interatividade com o público que, ao final, é convidado a entrar na roda e a brincar também. O evento acontece em frente à Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, com início às 16h.

Mais tarde, às 18h, no mesmo local, o Grupo de Pesquisa e Extensão “Casa Aberta” apresentará o espetáculo cênico-musical “As Cantadeiras”, reunindo histórias contadas pelos moradores de São João del-Rei, entrecruzadas com histórias dos próprios atores e a investigação constante da interinfluência entre música e teatro na cena.

Na segunda-feira (10/7), o grupo Travessias Escénicas apresenta “Bronzes e Cristais”, inspirado na canção da cantora Maysa, de 1958. O espetáculo traz a letra que faz uma analogia entre os impasses e esperanças da vida, e pretende tratar, de forma poética, as dificuldades e alegrias do envelhecimento, por meio das lembranças de vida de duas personagens. A peça acontece no Teatro Municipal Usina Gravatá, com início às 19h.

Ainda na segunda-feira, acontecerá uma exibição de produções audiovisuais: uma coletânea de curtas-metragens, musicais e documentários, sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e as expressões artísticas que consagraram a brasilidade. O evento acontece na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, às 16h.

Oficinas
De 10 a 13 de julho, a musicoterapeuta Ju Lopse ministra a oficina “No meu tempo… agora”. O evento propõe despertar novas memórias musicais a partir da troca de canções, dedicatórias, composição em grupo e prática musical em conjunto. Ju Lopse também traz ao festival o curso “Mulher, tu és mais poeta do que pensas”, de 10 a 15 de julho, das 10h às 12h, cuja proposta é instigar a plateia feminina a usar a escrita como empoderamento, expressão e autoconhecimento, bem como transmitir aprendizados de sua experiência como escritora.

De 10 a 12 de julho, a contadora Cris Silva contará histórias para crianças de 3 a 12 anos. Ela ensinará aos presentes, por meio de três diferentes narrativas, os territórios que Tarsila do Amaral quis representar em suas artes. O evento acontece das 10 às 12h.

Do dia 13 ao dia 15, das 10 às 12h, Patrícia Oliveira, educadora, cantora e também contadora de histórias, cantará as tradições transmitidas de geração em geração, a partir de um repertório musical de compositores da Música Popular Brasileira (MPB) infantil. A oficina é para crianças a partir de 3 anos, pais, professores e quem mais queira participar.

As oficinas serão realizadas na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva.

O Teatro Municipal Usina Gravatá e a Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva ficam localizados na Vereda Dr. Waldemar Rausch, n° 200, bairro Santa Clara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...