Pular para o conteúdo principal

Editorial - É PRECISO UMA VIRADA DE PÁGINA!

"Os indivíduos podem formar comunidades, mas somente as instituições 
é que fazem a nação." —  Benjamin Disraeli 1804–1881

A novela do mandato do atual reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ainda tem seus capítulos até maio de 2024. Até aqui foram mais de 3 anos perdidos para a UFLA. Não houve nenhuma conquista, mas vários retrocessos para se contar e que ficaram e ficarão registrados no livro de memórias desta gloriosa instituição, construída por pessoas que se dedicaram 24 horas ao sonho de fazer de uma pequena universidade do interior, uma potência acadêmica brasileira.

A população de Lavras perdeu muito com essa gestão atual da UFLA. Lavras poderia ter um hospital federal, atendendo gratuitamente a população carente que tanto precisa. Só que, infelizmente, em mais de 3 anos, não houve nenhum avanço significativo. Pelo contrário, desentendimentos, desprestígio, descumprimento de compromissos. 

Lavras poderia ter um Parque Tecnológico (LavrasTec) gerando centenas de empregos, mas a atual gestão fracassou miseravelmente nessa tarefa. O LavrasTec) que deveria produzir tecnologia e inovação, com seus dedicados idealizados e profissionais que atuam hoje nele, a atual gestão em nada fez para impulsionar este projeto que pode dar um salto na visão empreendedora e empresarial de Lavras

A UFLA, que outrora foi um canteiro de obras, hoje realiza apenas meia dúzia de reformas. Quantos empregos na construção civil deixaram de ser gerados pela incapacidade do atual reitor trazer investimentos para a infraestrutura da universidade? Está é a agonia de uma instituição que foi uma das maiores geradoras de emprego na cidade.

A inabilidade política do atual reitor de trazer investimentos para a UFLA também foi causa (ou desculpa) para demitir mais de uma centena de terceirizados. Triste e trágico para as famílias que perderam renda em um contexto macroeconômico bastante complicado como era o da Covid-19. Nunca antes na história, nenhum dirigente, com todas as crises que já passaram, algumas piores que a enfrentada pela atual diretora, jogou tanta gente "no olho da rua".

Mas também temos notícias que nos trazem esperança. O reitor já declarou que não é candidato. Eu preciso elogiar o bom senso dele.

O reitor formalizou a candidatura do atual pró-reitor de orçamento e responsável por executar as históricas demissões, cortes e contingenciamento de despesas, Márcio, para ser o seu candidato. Márcio consegue ser tão impopular entre os professores, alunos e técnicos quanto o próprio reitor. O fracasso dessa candidatura, caso se concretize, é certo. De qualquer forma, o candidato do atual dirigente, carregará o peso, a memória e a desconfiança dessa história malsucedida que vem se arrastando.

A comunidade acadêmica e a população de Lavras aguardam ansiosamente o retorno do tempo em que a UFLA era a protagonista do progresso econômico e social do município. Sejamos otimistas, faltam poucos meses para essa gestão acabar.

Comentários

SUELI LASMAR disse…
Como pode um ser humano tão incapaz e incompetente ter a pretensão de ocupar um cargo desse. Esse desastre ficará marcado na história da nossa querida Universidade como também na ficha dele em termos de comprometimento com a vida e ci as pessoas que foram prejudicadas por essa "péssima e horrorosa" gestão. Que os eleitores pensem e pesem melhor as suas responsabilidades na hora de votar. Deus abençoe o novo Reitor.
Anônimo disse…
Bons tempos aqueles!
Anônimo disse…
A pior gestão da história da UFLA.

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...