Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2024: FURANDO A "BOLHA"


Falta mais de um ano para as eleições municipais de 2024, porém as disputas políticas, conciliações, formação de alianças e agremiações partidárias envolvidas no processo já se movimentam nos bastidores rumo a caçada por votos. 2024, com muitas teorias, concepções, linhas de pensamentos e previsões, se aproxima para ser uma das eleições mais diferentes e surpreendentes da história eleitoral brasileira.

Até aqui, já foram várias experiências, técnicas, táticas, mudou-se do voto impresso para a urna eletrônica, que hoje já está muito avançada e com segurança redobrada, saiu-se se somente das propagandas no rádio, na televisão, nos veículos impressos, invadiu-se para a internet, porém 2024 vai ser desafiador para os políticos: como se infiltrar e cativar as "bolhas" do eleitorado. As tais "bolhas" nada mais são que o eleitor desconfiado e aguerrido nas ideias, antenado e participante ativo no seu grupo social. 

As eleições de 2022 mostraram a ascensão das "bolhas" no eleitorado, com parlamentares e governadores sendo eleitos ou reeleitos, desbancando velhas e tradicionais raposas políticas, sendo que as vezes nem mostraram tantas obras, tantos projetos, tantos trabalhos, porém souberam, seja por meio da desenvoltura pessoal ou de uma estrutura mercadológico moderna e antenada, cativar os grupos, e estes grupos mesmo se engajaram por estes candidatos, dando-lhes votações estratosféricas. Prova disso, que "raposas" políticas com estrutura de gabinete montada de vários mandatos, experiência de anos na vida pública, não se reelegeram ou tiveram votações abaixo de sua envergadura. Não faltou voto, faltou saber onde estava o voto! E nessa briga, veio alguém, achou e levou.

Uma nova militância, desta vez a militância digital. As antigas militâncias embandeiradas e aguerridas nas ruas, ainda existem, porém hoje se mostram cada vez mais como um objeto de mostrar um certo poderio político, um prestígio no caso de partidos tradicionais e também o poder financeiro, pois pouco influencia hoje no voto. Tanto que muitos candidatos nem sequer usaram os tradicionais "santinhos" e foram eleitos com votações espetaculares. Desta vez, a militância se dedicou dia e noite no mundo e submundo digital, disparando, caçando, convencendo, que seu candidato era melhor para assumir ou dar continuidade ao pleito disputado.

Em Lavras, no Sul de Minas, as lideranças já se movimentam nos bastidores, já se busca candidatos a vereador(a) e prefeito(a), porém uma coisa é certa, independente do nome, a eleição será desafiadora, pois com uma cidade que cresceu em população, domicílios e bairros, um público cada vez mais em ascensão social, cada vez mais escolarizado, formador de opinião e "postador"; jovens começando no mercado de trabalho ou almejando isso, pessoas compondo famílias e pensando num futuro melhor (como vou criar e manter meus filhos?), o grande desafio dos políticos lavrenses será fazer chegar a cada "bolha", a cada de tela de celular, a cada computador, a cada domicílio a sua mensagem de por quê merece o respaldo do eleitor na urna. 

Quinta maior cidade do Sul de Minas, passada a pandemia de Covid-19, onde os eleitores foram obrigados e se posicionar diante de telas, o que aumentou o engajamento digital das reuniões do Legislativo, agora volta-se a "normalidade" e a Câmara Municipal de Lavras não conseguiu manter a atenção dos lavrenses para suas reuniões, voltando ao patamar de onde somente o público pequeno e assíduo presencialmente nas reuniões ou online. A Câmara de Lavras em questão de divulgação e comunicação ainda patina, o que acaba alimentando o sentimento na população sobre "o que afinal os vereadores fazendo?" Somente com a propaganda própria, os parlamentares ficam restritos aos seus grupos e o Legislativo é um todo. 

Para a Prefeitura de Lavras, os candidatos(as) terão pela frente a façanha de fazer chegar a cada domicílio e na "tela" de seus proprietários, suas propostas. Mas que propostas, talvez 2024 seja ano de um público já decidido em suas "bolhas", a espera somente de ver e ouvir, para sacramentar suas posições. Quem "furar bolha", têm a vitória. 

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...