Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DA UFLA REALIZAM VISITA TÉCNICA À USINA HIDRELÉTRICA DE FUNIL


No último dia 7, aproximadamente 27 estudantes do curso de Engenharia Ambiental, Florestal e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram uma experiência inédita ao realizar uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Funil - localizada entre os municípios de Lavras e Perdões - acompanhados pelo professor Luiz Antônio Coimbra Borges.

A visita teve início no Centro de Educação Ambiental (CEA), onde os alunos assistiram a um vídeo institucional da Aliança Energia e receberam informações importantes sobre as normas de segurança da empresa. A equipe da usina, composta por Renata Mercês, analista de relacionamento com Comunidades, Diogo Lemos, analista do Meio Ambiente e Pedro Henrique, estagiário da equipe de Meio ambiente, recepcionou os universitários e apresentou os programas e projetos ambientais em andamento na empresa.

Durante a visita, eles puderam conhecer o Programa de Reflorestamento, o Sistema de Transposição de Peixes (STP), o licenciamento ambiental e outras iniciativas relacionadas à geração de energia. Na sala de controle da Casa de Força, o operador Jordano Moreira, da O&M de Funil, explicou detalhadamente o funcionamento da geração de energia aos visitantes.

A analista de Relacionamento com Comunidades, Renata Mercês, fez uma apresentação sobre os projetos sociais e ambientais da empresa, além de destacar a importância da sensibilização das pessoas para a preservação ambiental. Ela também mencionou o Programa de Educação Ambiental de Funil (PEA) e compartilhou os canais da Aliança Energia no Instagram e YouTube. Em seguida, os alunos participaram de um tour guiado pela usina.

Alisson Alves Oliveira, estudante de Engenharia Florestal, enfatizou o quanto aprendeu durante a visita, destacando o comprometimento da empresa não apenas com a produção de energia, mas também com o bem-estar da comunidade local afetada pela construção da usina ao longo dos anos.

Matheus da Silva Cunha, outro aluno da universidade, ficou impressionado em conhecer a usina de perto, já que não tinha muita experiência com empreendimentos de grande porte. Ele ressaltou a importância dessa visita para sua matéria atual, Avaliação de Impacto Ambiental, e como ela permitiu conhecer o trabalho da Aliança na avaliação dos impactos ambientais na região.

O professor Luis Antônio destacou que essa foi a quarta visita à usina e ressaltou os benefícios para a formação profissional dos alunos. Ele enfatizou a importância de ter uma vivência prática para complementar a formação teórica da sala de aula, além de permitir a troca de ideias e soluções que possam melhorar os procedimentos de licenciamento ambiental.

Agendamento
O CEA Funil recebe alunos do ensino fundamental, médio, técnico e superior de escolas de Lavras e região. O agendamento pode ser feito por e-mail, pelo site da Aliança Energia, através do Fale Conosco ou por telefone.

Renata Mercês esclarece que, após definir a data e o horário, o responsável pela visita receberá todas as orientações necessárias, incluindo recomendações sobre vestimentas, cuidados com a segurança e um checklist para a escola verificar as condições de transporte. Durante as visitas técnicas, são convidadas outras áreas da UHE Funil para proporcionar ainda mais conhecimento e responder às perguntas técnicas dos alunos.

“Essa visita à Usina Hidrelétrica de Funil foi uma oportunidade incrível para os alunos do curso de Engenharia Ambiental, Florestal e Ciências Biológicas da UFLA. Eles puderam aprender na prática, entender os projetos e programas da empresa, além de vivenciar de perto a geração de energia”, concluiu Renata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...