Pular para o conteúdo principal

PEQUENOS NEGÓCIOS MINEIROS ESTIMULAM AÇÕES DE PROMOÇÃO À DIVERSIDADE

Pesquisa inédita realizada pelo Sebrae Minas traçou o perfil dos empreendedores e suas percepções sobre o tema diversidade, equidade e inclusão no meio corporativo

Os pequenos negócios mineiros têm, cada vez mais, entendido a importância e investido em ações de diversidade dentro das empresas. De acordo com a pesquisa “Diversidade, Equidade e Inclusão”, realizada pelo Sebrae Minas, 50% das pessoas entrevistadas acreditam que o tema é muito relevante, e 66% afirmam que estimulam ações de promoção a diversidade em suas empresas. A pesquisa inédita ouviu 1.126 empreendedores de todo o estado, entre os meses de maio e junho de 2023.

Segundo o levantamento, entre as pessoas que afirmaram promover ações de diversidade, a maioria (66%) disse que investe em iniciativas voltadas para a igualdade racial. Em seguida, 45% afirmaram que estimulam ações a fim de promover a igualdade de gênero, 40% visando a inclusão de pessoas mais velhas, e 28% voltadas aos direitos LGBTQIAPN+.

“Diante de todas as mudanças ocorridas na sociedade, é fundamental estimular o debate e conscientizar sobre a relevância do tema diversidade, equidade e inclusão, especialmente no meio corporativo. O objetivo da pesquisa foi analisar o perfil das pessoas empreendedoras em Minas Gerais e compreender suas percepções sobre o tema, visando apoiá-las na implementação de estratégias e ações voltadas aos públicos desfavorecidos e minorizados da sociedade”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Resultados
De acordo com a pesquisa, 66% das pessoas entrevistadas realizam algum tipo de ação de promoção à diversidade. No entanto, vale observar que a maioria dos entrevistados(as) (77%) afirmou que não possui nenhum produto ou serviço em sua empresa voltado especificadamente para o público minoritário (LGBTQIAPN+, pessoas com deficiências, de corpos diferentes, negras ou mais velhas). Quando perguntados sobre a importância do tema diversidade dentro das organizações, 50% afirmaram que é muito relevante, e apenas 12% disseram que este é um tema irrelevante ou pouco relevante.

A pesquisa perguntou, ainda, qual era a primeira ideia que vinha à cabeça sobre o tema diversidade no âmbito corporativo. A ideia que preponderou foi a de que “somos todos iguais”, apontada por 47% dos entrevistados (as). Apenas 11% afirmaram nunca ter parado para pensar a respeito e 3% acreditam que é um tema da moda e que logo passará.

Outro dado que chama atenção é que metade das pessoas entrevistadas afirmaram que possuem funcionários(as) ou prestadores(as) de serviços. Dentre essas, apenas 53% incluem algum tipo de diversidade no seu quadro de profissionais. Dentre os tipos de diversidade mais contemplados estão: racial (69%), etária (51%), gênero (47%) e LGBTQIAPN+ (42%).

“Tais resultados sinalizam que os empreendedores(as) compreendem e valorizam a temática da diversidade no âmbito corporativo, mas ainda há muito o que se avançar, no sentido de adotar ações mais concretas, como políticas para a inserção de grupos minorizados no quadro de funcionários, ou a criação de produtos ou serviços para o público diverso”, destaca o presidente. “A pluralidade e a diversidade de pessoas trazem novas perspectivas e soluções para as empresas, contribuindo para o aumento da criatividade e inovação, e para a construção de um mercado e economia mais inclusivos”, acrescenta.

Perfil das pessoas empreendedoras em Minas Gerais
Em relação ao perfil das pessoas donas de negócios, a pesquisa revelou que a grande maioria (96%) é cisgênero. Apenas 4% são pessoas trans ou não binárias. Em relação a orientação sexual, 90% são heterossexuais e 6% são homossexuais, bissexuais ou pansexuais. A maioria das pessoas que empreendem se autodeclaram negras (49%) – sendo 38% pardas e 11% pretas – e 48% se declararam brancas.

Além disso, 97% das pessoas entrevistadas responderam que não pertencem ao grupo de pessoas com deficiência (PCD), e, nos 3% que possuem alguma deficiência, as mais citadas foram deficiência visual, seguido de deficiência física e espectro autista.

Ações do Sebrae Minas
O Sebrae Minas compreende a importância de estimular ações em prol da diversidade. Por isso, a instituição desenvolveu o programa Sebrae de Plurais, que busca sensibilizar, conscientizar, debater e promover a diversidade, a equidade e a inclusão, no âmbito interno, com os colaboradores, e nas relações com fornecedores e clientes da instituição.

Entre as ações do programa, o Sebrae se empenha em promover encontros, congressos e seminários para debater o tema, além de iniciativas como o programa Sebrae Delas, que visa apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino; e o projeto social do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), da Escola do Sebrae, que oferece o curso técnico em Administração gratuito para jovens da rede pública, em sua maioria jovens da periferia, pessoas negras e mulheres, além de grupos de pessoas com deficiência (PCD).

“Essas e outras ações visam estruturar uma cultura organizacional inclusiva e contribuem para alcançarmos o nosso propósito, de impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas”, ressalta Marcelo.

Acesse a pesquisa completa, clicando aqui.

*A pesquisa “Diversidade, Equidade e Inclusão” foi realizada pelo Sebrae Minas entre os dias 25 de maio e 06 de junho de 2023, com 1.126 empreendedores de todo o estado, entre microempreendedores individuais (MEI) e donos(as) de micro e pequenas empresas (MPEs).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...