Pular para o conteúdo principal

PEQUENOS NEGÓCIOS MINEIROS ESTIMULAM AÇÕES DE PROMOÇÃO À DIVERSIDADE

Pesquisa inédita realizada pelo Sebrae Minas traçou o perfil dos empreendedores e suas percepções sobre o tema diversidade, equidade e inclusão no meio corporativo

Os pequenos negócios mineiros têm, cada vez mais, entendido a importância e investido em ações de diversidade dentro das empresas. De acordo com a pesquisa “Diversidade, Equidade e Inclusão”, realizada pelo Sebrae Minas, 50% das pessoas entrevistadas acreditam que o tema é muito relevante, e 66% afirmam que estimulam ações de promoção a diversidade em suas empresas. A pesquisa inédita ouviu 1.126 empreendedores de todo o estado, entre os meses de maio e junho de 2023.

Segundo o levantamento, entre as pessoas que afirmaram promover ações de diversidade, a maioria (66%) disse que investe em iniciativas voltadas para a igualdade racial. Em seguida, 45% afirmaram que estimulam ações a fim de promover a igualdade de gênero, 40% visando a inclusão de pessoas mais velhas, e 28% voltadas aos direitos LGBTQIAPN+.

“Diante de todas as mudanças ocorridas na sociedade, é fundamental estimular o debate e conscientizar sobre a relevância do tema diversidade, equidade e inclusão, especialmente no meio corporativo. O objetivo da pesquisa foi analisar o perfil das pessoas empreendedoras em Minas Gerais e compreender suas percepções sobre o tema, visando apoiá-las na implementação de estratégias e ações voltadas aos públicos desfavorecidos e minorizados da sociedade”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Resultados
De acordo com a pesquisa, 66% das pessoas entrevistadas realizam algum tipo de ação de promoção à diversidade. No entanto, vale observar que a maioria dos entrevistados(as) (77%) afirmou que não possui nenhum produto ou serviço em sua empresa voltado especificadamente para o público minoritário (LGBTQIAPN+, pessoas com deficiências, de corpos diferentes, negras ou mais velhas). Quando perguntados sobre a importância do tema diversidade dentro das organizações, 50% afirmaram que é muito relevante, e apenas 12% disseram que este é um tema irrelevante ou pouco relevante.

A pesquisa perguntou, ainda, qual era a primeira ideia que vinha à cabeça sobre o tema diversidade no âmbito corporativo. A ideia que preponderou foi a de que “somos todos iguais”, apontada por 47% dos entrevistados (as). Apenas 11% afirmaram nunca ter parado para pensar a respeito e 3% acreditam que é um tema da moda e que logo passará.

Outro dado que chama atenção é que metade das pessoas entrevistadas afirmaram que possuem funcionários(as) ou prestadores(as) de serviços. Dentre essas, apenas 53% incluem algum tipo de diversidade no seu quadro de profissionais. Dentre os tipos de diversidade mais contemplados estão: racial (69%), etária (51%), gênero (47%) e LGBTQIAPN+ (42%).

“Tais resultados sinalizam que os empreendedores(as) compreendem e valorizam a temática da diversidade no âmbito corporativo, mas ainda há muito o que se avançar, no sentido de adotar ações mais concretas, como políticas para a inserção de grupos minorizados no quadro de funcionários, ou a criação de produtos ou serviços para o público diverso”, destaca o presidente. “A pluralidade e a diversidade de pessoas trazem novas perspectivas e soluções para as empresas, contribuindo para o aumento da criatividade e inovação, e para a construção de um mercado e economia mais inclusivos”, acrescenta.

Perfil das pessoas empreendedoras em Minas Gerais
Em relação ao perfil das pessoas donas de negócios, a pesquisa revelou que a grande maioria (96%) é cisgênero. Apenas 4% são pessoas trans ou não binárias. Em relação a orientação sexual, 90% são heterossexuais e 6% são homossexuais, bissexuais ou pansexuais. A maioria das pessoas que empreendem se autodeclaram negras (49%) – sendo 38% pardas e 11% pretas – e 48% se declararam brancas.

Além disso, 97% das pessoas entrevistadas responderam que não pertencem ao grupo de pessoas com deficiência (PCD), e, nos 3% que possuem alguma deficiência, as mais citadas foram deficiência visual, seguido de deficiência física e espectro autista.

Ações do Sebrae Minas
O Sebrae Minas compreende a importância de estimular ações em prol da diversidade. Por isso, a instituição desenvolveu o programa Sebrae de Plurais, que busca sensibilizar, conscientizar, debater e promover a diversidade, a equidade e a inclusão, no âmbito interno, com os colaboradores, e nas relações com fornecedores e clientes da instituição.

Entre as ações do programa, o Sebrae se empenha em promover encontros, congressos e seminários para debater o tema, além de iniciativas como o programa Sebrae Delas, que visa apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino; e o projeto social do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), da Escola do Sebrae, que oferece o curso técnico em Administração gratuito para jovens da rede pública, em sua maioria jovens da periferia, pessoas negras e mulheres, além de grupos de pessoas com deficiência (PCD).

“Essas e outras ações visam estruturar uma cultura organizacional inclusiva e contribuem para alcançarmos o nosso propósito, de impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas”, ressalta Marcelo.

Acesse a pesquisa completa, clicando aqui.

*A pesquisa “Diversidade, Equidade e Inclusão” foi realizada pelo Sebrae Minas entre os dias 25 de maio e 06 de junho de 2023, com 1.126 empreendedores de todo o estado, entre microempreendedores individuais (MEI) e donos(as) de micro e pequenas empresas (MPEs).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...