Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL VIRTUAL CELEBRA A CULTURA POPULAR DE POÇOS DE CALDAS


Um mergulho nas raízes culturais e tradições que moldaram a identidade da cidade de Poços de Caldas é a essência do projeto “Encontro de Mineiridades, Artes e Saberes”, um festival virtual que celebra e registra parte da riqueza das manifestações populares tradicionais do município. O vídeo do festival virtual pode ser visto no canal do Dança pra Criança no YouTube.

No dia 31 de agosto, às 19 horas, acontece, no mesmo canal, uma roda de conversa entre a coordenadora do projeto Angélica Vianna e quatro mestres da cultura popular de Poços de Caldas, como ação e contrapartida ao apoio recebido do FEC. O projeto “Encontro de Mineiridades, Artes e Saberes” é uma iniciativa de preservação cultural e valorização das raízes de Poços de Caldas. Seu foco recai sobre quatro importantes pilares da cultura popular local: a Catira, os Caiapós, a Congada e a Folia de Reis.

“Essas manifestações não apenas resistiram ao tempo, mas também continuam a desempenhar um papel vital na construção da identidade coletiva da cidade”, destaca a produtora da Lavanda Cultural, Daniela Alvisi, diretora de fotografia e de edição do festival virtual.

Em formato de vídeo documentário, o festival virtual apresenta um panorama poético e simbólico da cultura popular de Poços de Caldas, com depoimentos e apresentações gravadas durante o Festival da Cultura Popular de Poços de Caldas, que aconteceu em 2022. “Desde a Catira, com suas marcantes batidas de pés e mãos, até a dança ancestral dos Caiapós, a Congada cheia de simbolismo e a reverência da Folia de Reis, cada elemento é cuidadosamente explorado para capturar a essência da cidade”, afirma a bailarina e arte educadora em cultura popular, Angélica Vianna.

De acordo com Dani Alvisi, além do objetivo central de preservação, o projeto se empenha em promover o diálogo intergeracional entre os mestres e os novos públicos, bem como tornar acessíveis as produções audiovisuais que celebram a diversidade da cultura popular tradicional. “A aproximação das expressões culturais com os espectadores e a comunidade tem o potencial de gerar um novo interesse e apreço por essas manifestações autênticas”, declara.

Conversas com Mestres
Além do vídeo documentário, uma live de contrapartida ao apoio do FEC está agendada para o dia 31 de agosto, às 19 horas. A transmissão reunirá quatro Mestres da Cultura Popular de Poços de Caldas para uma rica roda de conversa. Angélica Vianna, coordenadora do projeto, estará acompanhada por Divina Aparecida Peregrino, do Terno de Congo Santa Bárbara e São Gerônimo, Maria Lúcia Ramos, do Grupo de Caiapós do bairro São José, Antônio Cassimiro Lacerda, da Folia de Reis Sul das Gerais e Maria Lúcia de Paula, do Grupo de Catira Poços-caldense. A live promete trazer uma visão aprofundada das experiências e histórias dos mestres, além de abordar a importância da preservação do patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.

Vale destacar que os dois vídeos estão acessíveis em Libras, promovendo a inclusão e a acessibilidade para todos os espectadores interessados na cultura tradicional de Poços de Caldas.

O projeto “Encontro de Mineiridades, Artes e Saberes” foi realizado através do edital Festas Populares Premiação do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais – FEC com o patrocínio do Governo de Minas Gerais. Contou ainda com Bibi Rodriguez, da Lavanda Cultural na produção, Lilian Clementino na assistência de produção, Bruno Benetti, da Alterea Filmes nas filmagens, Maria Blasi nas artes e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

Serviço
Encontro de Mineiridades, Artes e Saberes
Onde ver: https://youtu.be/OveSFPzptTI

Live Roda de Conversas com os Mestres
Dia 31, 19 horas
Onde ver: https://youtu.be/chKL3sDhqHk

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...