Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL VIRTUAL CELEBRA A CULTURA POPULAR DE POÇOS DE CALDAS


Um mergulho nas raízes culturais e tradições que moldaram a identidade da cidade de Poços de Caldas é a essência do projeto “Encontro de Mineiridades, Artes e Saberes”, um festival virtual que celebra e registra parte da riqueza das manifestações populares tradicionais do município. O vídeo do festival virtual pode ser visto no canal do Dança pra Criança no YouTube.

No dia 31 de agosto, às 19 horas, acontece, no mesmo canal, uma roda de conversa entre a coordenadora do projeto Angélica Vianna e quatro mestres da cultura popular de Poços de Caldas, como ação e contrapartida ao apoio recebido do FEC. O projeto “Encontro de Mineiridades, Artes e Saberes” é uma iniciativa de preservação cultural e valorização das raízes de Poços de Caldas. Seu foco recai sobre quatro importantes pilares da cultura popular local: a Catira, os Caiapós, a Congada e a Folia de Reis.

“Essas manifestações não apenas resistiram ao tempo, mas também continuam a desempenhar um papel vital na construção da identidade coletiva da cidade”, destaca a produtora da Lavanda Cultural, Daniela Alvisi, diretora de fotografia e de edição do festival virtual.

Em formato de vídeo documentário, o festival virtual apresenta um panorama poético e simbólico da cultura popular de Poços de Caldas, com depoimentos e apresentações gravadas durante o Festival da Cultura Popular de Poços de Caldas, que aconteceu em 2022. “Desde a Catira, com suas marcantes batidas de pés e mãos, até a dança ancestral dos Caiapós, a Congada cheia de simbolismo e a reverência da Folia de Reis, cada elemento é cuidadosamente explorado para capturar a essência da cidade”, afirma a bailarina e arte educadora em cultura popular, Angélica Vianna.

De acordo com Dani Alvisi, além do objetivo central de preservação, o projeto se empenha em promover o diálogo intergeracional entre os mestres e os novos públicos, bem como tornar acessíveis as produções audiovisuais que celebram a diversidade da cultura popular tradicional. “A aproximação das expressões culturais com os espectadores e a comunidade tem o potencial de gerar um novo interesse e apreço por essas manifestações autênticas”, declara.

Conversas com Mestres
Além do vídeo documentário, uma live de contrapartida ao apoio do FEC está agendada para o dia 31 de agosto, às 19 horas. A transmissão reunirá quatro Mestres da Cultura Popular de Poços de Caldas para uma rica roda de conversa. Angélica Vianna, coordenadora do projeto, estará acompanhada por Divina Aparecida Peregrino, do Terno de Congo Santa Bárbara e São Gerônimo, Maria Lúcia Ramos, do Grupo de Caiapós do bairro São José, Antônio Cassimiro Lacerda, da Folia de Reis Sul das Gerais e Maria Lúcia de Paula, do Grupo de Catira Poços-caldense. A live promete trazer uma visão aprofundada das experiências e histórias dos mestres, além de abordar a importância da preservação do patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.

Vale destacar que os dois vídeos estão acessíveis em Libras, promovendo a inclusão e a acessibilidade para todos os espectadores interessados na cultura tradicional de Poços de Caldas.

O projeto “Encontro de Mineiridades, Artes e Saberes” foi realizado através do edital Festas Populares Premiação do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais – FEC com o patrocínio do Governo de Minas Gerais. Contou ainda com Bibi Rodriguez, da Lavanda Cultural na produção, Lilian Clementino na assistência de produção, Bruno Benetti, da Alterea Filmes nas filmagens, Maria Blasi nas artes e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

Serviço
Encontro de Mineiridades, Artes e Saberes
Onde ver: https://youtu.be/OveSFPzptTI

Live Roda de Conversas com os Mestres
Dia 31, 19 horas
Onde ver: https://youtu.be/chKL3sDhqHk

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...