Pular para o conteúdo principal

LIRAa APONTA VARGINHA COM BAIXO RISCO DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI EM VARGINHA


O 3º Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) do ano começou nesta segunda-feira, em Varginha, no Sul de Minas. O levantamento, que consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde prossegue até hoje, quarta-feira.

O LIRAa é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis.

Nos imóveis visitados pelos agentes de Combate às Endemias (ACE's) e agentes de Vigilância em Saúde, além do tratamento e eliminação dos focos, são coletados exemplares de larvas e pupas encontradas, que segue junto de formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas e pupas, sendo encaminhadas ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde se fará a contagem e identificação das mesmas.

Após, todos os dados são lançados no sistema do Ministério da Saúde, onde o mesmo classifica o município como; Baixo Risco, Médio Risco ou Alto Risco.

No último levantamento realizado em maio desse ano, Varginha foi classificada como Baixo Risco, devido uma quantidade menor de depósitos com focos de larvas e pupas positivas encontradas, num total de 12 focos do mosquito Aedes aegypti e 1foco do mosquito Aedes albopictus.

O bairro com maior número de foco foi o Canaã. Os depósitos que mais predominaram foram vaso de plantas, piscina e recipiente de degelo de geladeira.

Vânia Aparecida Silvério Nobre, encarregada do Setor de Vigilância Ambiental, orienta toda a população a redobra os cuidados e atenção em todas as épocas do ano, pois o ciclo de evolução do mosquito ocorre em qualquer estação.

“Toda população deverá refletir sobre os riscos da dengue e demais arboviroses, tirando no mínimo 10 minutos por semana para verificar áreas externas e internas dos imóveis, eliminando todos os depósitos de água parada e ser for viajar deixe os vasos sanitários tampados, faça o tratamento correto das piscinas, verifique se as caixas d ́ água estão bem tampadas e amarradas, ralos e caixas de gorduras devem ser vedados, nos pratinhos das plantas devem ser colocados areia ou gel umidificante e evitar as plantas aquáticas”, salienta Vânia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...