Pular para o conteúdo principal

UFLA DÁ PASSO ATRÁS AO TENTAR IMPOR HOMENAGEM SEM DIÁLOGO COM SUA COMUNIDADE


Após mais uma desnecessária polêmica envolvendo a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a instituição teve que desistir de homenagear o ex-ministro da Agricultura durante o governo militar de Ernesto Giesel, Alysson Paolinelli. Tudo porque o reitor da UFLA levou ao Conselho Universitário da UFLA, órgão máximo consultivo e deliberativo da instituição, presidido pelo próprio dirigente, uma proposta de dar a principal avenida de seu o campus o nome de seu ministro.

A proposta foi imposta em uma pauta de votação do Conselho Universitário (CUNI), que é a sua instância máxima e formado por membros da comunidade acadêmica (servidores técnicos-administrativos, professores e estudantes) e membros da sociedade lavrense, em pleno período de recesso escolar, o que não possibilitou o direito de um assunto de tamanha relevância ser amplamente debatido pela comunidade acadêmica.

A falta do respaldo democrático interno, do debate, levou a ação a figurar negativamente em grandes veículos de comunicação, como o site Metrópoles e até em coluna de jornalista conceituada da Folha de S. Paulo.

Se o assunto tivesse sido levantado com calma, com debates e respaldo pela comunidade acadêmica num todo, a UFLA não precisaria passar essa vergonha, que desagradou ambos os lados das correntes que apoiam a homenagem e das que não apoiam.

Diante de tal polêmica e atropelo, a UFLA teve que desistir de fazer a homenagem, sendo que as entidades ligadas a comunidade acadêmica da instituição que se posicionaram contrárias, devido a falta de consulta e transparência, ainda se submeteram a todo tipo de perseguições, xingamentos e ameaças, inclusive de telefones vindos de Brasília.

Uma polêmica desnecessária, que expôs a própria comunidade acadêmica ao vexame, expôs o próprio nome de quem seria homenageado, dividiu ainda mais a comunidade da UFLA e também expôs a ataques morais e achaques a servidores e entidades que apenas exerceram o direito de discordar desta postura, apequenam uma universidade que é muito maior que cargos e pessoas. Os cargos e as pessoas se vão, porém a instituição permanece e acompanhará, quer queira quer não, a evolução da sociedade brasileira.

Se houvesse a transparência e o diálogo, nada disso terio ocorrido.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...