Pular para o conteúdo principal

UFLA DÁ PASSO ATRÁS AO TENTAR IMPOR HOMENAGEM SEM DIÁLOGO COM SUA COMUNIDADE


Após mais uma desnecessária polêmica envolvendo a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a instituição teve que desistir de homenagear o ex-ministro da Agricultura durante o governo militar de Ernesto Giesel, Alysson Paolinelli. Tudo porque o reitor da UFLA levou ao Conselho Universitário da UFLA, órgão máximo consultivo e deliberativo da instituição, presidido pelo próprio dirigente, uma proposta de dar a principal avenida de seu o campus o nome de seu ministro.

A proposta foi imposta em uma pauta de votação do Conselho Universitário (CUNI), que é a sua instância máxima e formado por membros da comunidade acadêmica (servidores técnicos-administrativos, professores e estudantes) e membros da sociedade lavrense, em pleno período de recesso escolar, o que não possibilitou o direito de um assunto de tamanha relevância ser amplamente debatido pela comunidade acadêmica.

A falta do respaldo democrático interno, do debate, levou a ação a figurar negativamente em grandes veículos de comunicação, como o site Metrópoles e até em coluna de jornalista conceituada da Folha de S. Paulo.

Se o assunto tivesse sido levantado com calma, com debates e respaldo pela comunidade acadêmica num todo, a UFLA não precisaria passar essa vergonha, que desagradou ambos os lados das correntes que apoiam a homenagem e das que não apoiam.

Diante de tal polêmica e atropelo, a UFLA teve que desistir de fazer a homenagem, sendo que as entidades ligadas a comunidade acadêmica da instituição que se posicionaram contrárias, devido a falta de consulta e transparência, ainda se submeteram a todo tipo de perseguições, xingamentos e ameaças, inclusive de telefones vindos de Brasília.

Uma polêmica desnecessária, que expôs a própria comunidade acadêmica ao vexame, expôs o próprio nome de quem seria homenageado, dividiu ainda mais a comunidade da UFLA e também expôs a ataques morais e achaques a servidores e entidades que apenas exerceram o direito de discordar desta postura, apequenam uma universidade que é muito maior que cargos e pessoas. Os cargos e as pessoas se vão, porém a instituição permanece e acompanhará, quer queira quer não, a evolução da sociedade brasileira.

Se houvesse a transparência e o diálogo, nada disso terio ocorrido.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.