Pular para o conteúdo principal

CRIANÇAS CONHECEM O UNIVERSO DO CIRCO EM OFICINA GRATUITA OFERECIDA PELA CEMIG

Iniciativa é uma parceria da companhia com o Circo dos Sonhos, com o objetivo de contribuir para a democratização do acesso à cultura

Cerca de 50 crianças assistidas por projetos artístico-culturais desenvolvidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Varginha, participaram, na sexta-feira, 29, de uma oficina de técnicas circenses totalmente gratuita. A iniciativa é fruto de parceria da Cemig com o Circo dos Sonhos, que encerrou sua turnê itinerante na cidade neste final de semana.

A oficina oferece uma iniciação às técnicas do circo, como malabares, equilíbrio e palhaçaria. Os participantes terão também a oportunidade de conhecer os bastidores do circo, com uma visita guiada para entender como funciona a vida dedicada à arte itinerante.

De acordo com o ator Marcos Frota, embaixador do Circo dos Sonhos, a oficina tem o objetivo de despertar o interesse pela arte e cultura, propondo uma imersão no universo circense. “Além de proporcionar a alegria de vivenciar a magia deste universo, a oficina estimula na criança a prática esportiva e o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, uma vez que as atividades realizadas exigem equilíbrio, noção espacial, alongamento e maior consciência corporal” – afirma.

A oferta desta oficina complementa uma série de ações que a Cemig tem realizado com o objetivo de contribuir para a democratização do acesso à cultura. No dia 21 de setembro, a companhia já havia promovido uma sessão especial, totalmente gratuita, do aclamado espetáculo “Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia”, para cerca de cerca de 600 crianças, jovens e idosos de projetos sociais de Varginha e cidades vizinhas.

Segundo a gerente de Comunicação e Marketing da Cemig, Hannah Drumond, a companhia vislumbra, com estas iniciativas, a possibilidade de promover uma ferramenta de transformação social. “A arte circense nos remete a vivências e sensações inacreditáveis. Para a Cemig é uma alegria poder contribuir para que a população de Varginha, em especial as crianças, tenham acesso a este tipo de espetáculo cheio de sentidos e significados. O impacto dessa ação não se mede, mas se sente e se vive nesse convívio entre pessoas e arte” - afirma.

Energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...