Pular para o conteúdo principal

HU-UFLA: PREFEITA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE DEMANDAS EM SAÚDE DO MUNICÍPIO


Após a inclusão das obras do Hospital da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciada em agosto deste ano, a iniciativa teve mais um avanço n semana passada. Nos dias 25 e 26 de setembro uma equipe da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esteve em Lavras para visitar as obras e realizar reuniões com as equipes da Universidade, da prefeitura do município e da Superintendência de Saúde de Varginha (SRS). A visita foi a primeira realizada pela atual gestão da Ebserh, e buscou avaliar o cenário, as etapas já desenvolvidas para implementação do hospital e o histórico das ações.

Uma reunião foi realizada congregando as equipes da UFLA, da Ebserh e da prefeitura de Lavras, com presença da prefeita Jussara Menicucci, da secretária de Saúde do município, Iara Menicucci Nogueira; da responsável pelo Controle, Auditoria e Regulação, Cássia Corrêa Daher; do procurador-geral do município, Luciano Salim Siqueira Salim; e do assessor institucional Marcelo Sabato Barbosa. A conversa buscou levantar as maiores demandas identificadas pelo município na assistência à saúde, para embasar as definições finais do plano assistencial pretendido para o Hospital da UFLA.

Planejado para oferecer atendimento humanizado e com tecnologia de ponta, o Hospital Universitário terá 100% do seu atendimento voltado para o SUS. A edificação fica na Zona Oeste de Lavras, bairro Jardim Glória, e a primeira etapa das obras foi concluída, com 7 mil m2 de área construída.

Ao mesmo tempo em que representará avanço para a saúde pública no sul de Minas, o HU-UFLA será campo de prática para a formação dos profissionais dos cursos de saúde da Instituição e realização de pesquisas científicas. Até o momento, já foram investidos cerca de 20 milhões de reais no Hospital Universitário, considerando terreno e obras.

O projeto inicial, que já foi concluído, previa apenas o funcionamento como hospital-dia, com procedimentos de baixa e média complexidade, além de internações de curta duração. Essa configuração não atendia ao escopo da Ebserh, o que exigiu alterações no planejamento, tanto para atender a essas exigências quanto para adequação da estrutura para procedimentos de média e alta complexidade, de forma a suprir demandas do SUS na microrregião de Lavras.

Em junho de 2022 foi anunciado que o Ministério da Educação (MEC) autorizou a incorporação do Hospital Universitário da UFLA à Ebserh, condição essencial para que seja possível a gestão do espaço. A partir de então, negociações têm sido feitas para alinhamento das adaptações necessárias para que a estrutura possa atender aos quesitos da empresa. Com a inclusão do Hospital no PAC, e as diretrizes da nova gestão da Ebserh definidas, a expectativa é de que em 2025 o hospital possa iniciar seu funcionamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...